Um dos acampamentos
Polícia Militar de Meio Ambiente
Acampamentos utilizados por garimpeiros na extração ilegal de quartzo foram encontrados na zona rural de Itacambira nessa segunda-feira (1). No local, foram apreendidos explosivos, materiais usados para a detonação e seis quilos de cristal de quartzo azul. Um homem foi levado para a delegacia.
Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, uma denúncia informou que um grupo formado por aproximadamente 20 garimpeiros estaria fazendo a extração ilegal em uma área de preservação há sete meses. A atividade contaria com olheiros que avisavam sobre a chegada de autoridades, permitindo a fuga dos infratores.
Durante o percurso para chegar à área, que é de difícil acesso, os policiais encontraram rastros por várias trilhas. Durante o percurso, um homem, de 53 anos, foi flagrado executando de forma manual, com lebanca e enxada, a extração de quartzo sem autorização ambiental. Com ele, foram apreendidos seis quilos de cristais recém-extraídos.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Explosivos apreendidos
Polícia Militar de Meio Ambiente
Os militares continuaram fazendo buscas e chegaram até uma cata a céu aberto, em pleno funcionamento.
Apesar de ninguém ter sido encontrado no local, havia indícios de que um grupo considerável de garimpeiros estava trabalhando, como a existência de ferramentas e até de garrafas de água. Uma barraca foi encontrada em chamas, indicando uma possível tentativa de destruição antes da fuga.
Ainda durante a fiscalização, foram encontrados equipamentos mais robustos para a mineração, como geradores e marteletes. Os acampamentos contavam com lâmpadas e tinham vários alimentos, produtos de higiene, roupas de cama e cobertores.
Geradores foram encontrados pelos policiais no local
Polícia Militar de Meio Ambiente
Por se tratar de um terreno de relevo inóspito e diante da impossibilidade de remover todo o aparato, os materiais não foram apreendidos. Em um dos acampamentos, foram encontrados dinamite e 12 metros de cordão detonador.
O homem preso foi levado para a delegacia da Polícia Federal em Montes Claros. Ele foi autuado em R$3.456,87.
Mais acampamentos encontrados pela polícia no local
Polícia Militar de Meio Ambiente
VEJA TAMBÉM:
Rinha de galo é desarticulada em Montes Claros
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.