Ocorrência mais recente foi nesta quinta-feira (19). Um técnico, de 64 anos, ficou gravemente ferido ao fazer uma manutenção elétrica em uma empresa de energias renováveis na cidade. Acidentes de trabalho na região de Campinas e Piracicaba deixam sete feridos em 2024
Limeira (SP) registrou aumento no número de acidentes de trabalho em 2024. Neste ano, foram nove casos. Um levantamento do órgão e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o município teve uma morte e 1853 casos neste ano. O cenário pode não representar a realidade devido à subnotificação, de acordo com alerta de especialista entrevistada pela EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e região. – ⚠️Saiba mais, abaixo, na reportagem.
A ocorrência mais recente foi nesta quinta-feira (19). Um técnico, de 64 anos, ficou gravemente ferido ao fazer uma manutenção elétrica em uma empresa de energias renováveis em Limeira. Sobre esse tipo de acidentes, Limeira teve cinco ocorrências. Uma alta de 80%, de acordo com dados do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Campinas (SP). Assista no VÍDEO, acima.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
O homem teve ferimentos na cabeça e está internado em estado grave na Santa Casa da cidade. De acordo com a nora da vítima, os familiares não sabem ainda, em detalhes, o que ocorreu.
“A princípio, fomos informados de que ele sofreu uma grave acidente. Uma peça escapou e afetou o crânio dele. Ao certo, a gente não sabe o que aconteceu”, relatou Graziela da Silva Ricardo à EPTV, afiliada da Globo para a Piracicaba e região.
Vítima segue internada na Santa Casa de Limeira
Reprodução/EPTV
Um acidente a cada dois dias
O Ministério de Trabalho em Campinas recebeu 194 denuncias desse tipo de acidente em 60 cidades da região. O número equivale a média de um acidente a cada dois dias.
Subnotificação
A especialista em Segurança do Trabalho, Katia Draghichevich, alerta que um desafio é a subnotificação dos casos. “Quando sabemos que tipo de indústria ou empresa está sofrendo os acidentes, qual parte do corpo está sendo atingido e/ou os motivos que levam a determinado acidente, podemos fazer com que essas informações sejam trabalhadas de uma melhor forma e encontrar uma solução para isso”, ressalta.
Acidentes de trabalho em Limeira
Reprodução/EPTV
Diálogo
Ainda segundo a especialista, os casos recentes mostram que é necessário maior diálogo entre empresas e funcionários.
“O equipamento de proteção individual (EPI) é só uma ponta dentro do complexo mundo da segurança do trabalho. O empregador e o empregado têm as suas responsabilidades quanto à segurança. O empregador investe, ou deveria investir, em treinamentos, capacitações, diálogos de segurança. Ao passo que o trabalhador deve aplicar todo esse conhecimento não só para um trabalho de qualidade, mas também garantir que ele retorne ao lar com segurança”, explica.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba