Estudante de Rondônia faz intercâmbio no Egito
Arquivo Pessoal
A estudante Letícia Almeida, de 16 anos, saiu de Porto Velho (RO) para viver uma experiência única no Egito. Durante um mês, ela participou de um intercâmbio voltado para ciência, tecnologia, engenharia e matemática, ao lado de jovens de diferentes países.
Desde pequena, Letícia sempre foi apaixonada por viagens. Aos dez anos, começou a aprender inglês por conta própria. Com o tempo, a vontade de conhecer outros países e culturas só aumentou. Ela foi uma das cinco brasileiras selecionadas para o programa.
“Quando descobri, comecei a me preparar, pesquisei sobre os processos, entrei em contato com antigos intercambistas e busquei dicas de como me inscrever e ser aprovada”, diz a estudante.
O programa aconteceu entre 18 de julho e 18 de agosto e ofereceu uma imersão completa, com oficinas práticas, visitas a fábricas sustentáveis e debates sobre temas atuais. Letícia visitou locais históricos como as pirâmides de Gizé e a Biblioteca de Alexandria, além de nadar no mar Mediterrâneo.
“Foi um mês que pareceu muito mais longo, de tão intensa que foi a experiência. Aprendi muitas coisas que vou aplicar no meu desenvolvimento pessoal, nas relações interpessoais e na minha trajetória acadêmica”, contou.
A jovem descobriu o programa em junho de 2023 e começou a se preparar antes mesmo da abertura das inscrições, que só ocorreram no fim do ano. O processo seletivo exige três redações sobre sustentabilidade, energia e diversidade, além de um texto pessoal, histórico escolar e documentos de saúde.
Segundo ela, o programa valoriza não apenas boas notas, mas também o envolvimento em atividades extracurriculares e causas sociais.
“Eles procuram pessoas que realmente desejam fazer mudanças. Por isso, comecei a me engajar mais com projetos sociais, inicialmente para aumentar minhas chances, mas acabei me apaixonando por essas causas. Por isso eu gosto de dizer que esse programa, já tinha mudado a minha vida muito antes de eu ter sido selecionada”, afirma.
Estudante de Rondônia faz intercâmbio no Egito
Arquivo Pessoal
LEIA TAMBÉM:
Feminicídios dobram em Rondônia: 17 mulheres foram mortas entre janeiro e julho
Cinco réus são condenados por assassinato de procurador em Cacoal, RO; penas somam mais de 100 anos
Conheça a história de outro rondoniense que também conseguiu um intercâmbio:
Estudante de Rondônia é selecionado para estudar nos Estados Unidos