Especialista esclarece dúvidas sobre alface hidropônico e orgânico
A Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (SDR) está testando o cultivo hidropônico de alface em areia e em caroços de açaí, como alternativa sustentável e eficiente para a produção agrícola local. A iniciativa está exposta da 54ª edição da Expofeira.
O plantio é apresentado na feira pelo coordenador da pasta, Samuel da Silva Barroso. Ele contou que o objetivo é adaptar uma técnica já utilizada em outras partes do Brasil às condições climáticas do estado, que enfrenta variações intensas entre períodos de seca e chuva.
Alfaces são cultivados em caroços de açaí na 54ª Expofeira do Amapá
Isadora Pereira/g1
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
🔎 o cultivo hidropônico é uma técnica de produção agrícola que dispensa o uso do solo. Em vez disso, as plantas crescem com as raízes submersas em uma solução nutritiva sem a necessidade de interferências tóxicas
“Aqui a gente precisa controlar sol e chuva. A forma hidropônica é muito vantajosa porque permite esse controle”, explicou o coordenador Samuel.
Coordenador da SDR Samuel da Silva Barroso apresenta o plantio na 54ª Expofeira do Amapá
Isadora Pereira/g1
Sistema aberto e controle ambiental
O projeto utiliza um sistema aberto de hidrofertilização – uma água adubada. A utilização de tanques como a água permite um controle rigoroso da qualidade, reduzindo o risco de doenças e pragas nas culturas.
A estrutura permite ajustar a irrigação conforme a necessidade: quando o sistema está muito úmido, ele é fechado; quando precisa de mais água, é reaberto. Com isso, é possível controlar sombra, umidade e alimentação da planta com precisão.
Tanques são utilizados para a hidrofertilização
Isadora Pereira/g1
Na feira, os dois plantios cresceram ao mesmo tempo, dentro de 15 dias. O cultivado na areia é maior, enquanto o que cresce entre os caroços de açaí é menor. No entanto, os dois apresentam os mesmos benefícios
Alfaces são cultivados em caroços de açaí em areia na 54ª Expofeira do Amapá
Isadora Pereira/g1
A areia, por ter granulometria menor, favorece o enriquecimento da planta e apresenta menos riscos sanitários.
Alfaces são cultivados em areia na 54ª Expofeira do Amapá
Isadora Pereira/g1
A área de testes conta com sensores que monitoram umidade, temperatura e luminosidade. Os dados são acessados por aplicativo no celular, facilitando o controle remoto da produção.
“A SDR quer mostrar ao agricultor o potencial das novas tecnologias para melhorar a produção agrícola no estado”, afirmou Barroso.
Sistema monitora irrigação do cultivo
Isadora Pereira/g1
Além disso, o retorno do investimento é mais rápido do que no cultivo convencional. A técnica também reduz a infestação de pragas, dispensando o uso de inseticidas.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: