A Base Aérea de Manaus (BAMN) realizou, na manhã do dia 11/04, a formatura em alusão ao aniversário da unidade, que completou 55 anos em 2025. A solenidade militar ocorreu no hangar do Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1°/9° GAV) – Esquadrão Arara, e contou com a participação de autoridades militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), além de representantes do setor público e de empresas locais.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), o Major-Brigadeiro do Ar Ramiro Kirsch Pinheiro, que destacou a importância da unidade para a Amazônia. “A participação da Base Aérea de Manaus na Amazônia começou muito antes desses 55 anos. Desde 1953, já tínhamos aqui um destacamento com os Catalinas (nossos hidroaviões) que, nos rios amazônicos, as nossas ‘estradas amazônicas’, eram eles que operavam. A Base está apoiando efetivamente a Amazônia Ocidental, o estado do Amazonas em particular, com suas aeronaves, levando integração, apoio àquelas localidades isoladas, à população ribeirinha e aos povos originários, que estão espalhados nessa imensidão de floresta. A Força Aérea utiliza a Base como grande hub logístico na região Norte e as unidades daqui têm essa grande missão de apoiar a população”, pontuou o Oficial-General.
Graduado, Praça Padrão e Destaques
Após o canto do hino da Base Aérea de Manaus, houve a homenagem ao Graduado e Praça Padrão da Organização Militar. Foram eleitos em votação pelo efetivo o Suboficial Sérgio Vieira da Silva e o Cabo Sandro Ricardo de Souza Lima. A entrega das placas foi efetuada pelo próprio Comandante da BAMN, Coronel Aviador Wancley Lima de Oliveira..
Em seguida, foi a homenagem aos destaques Operacional, Segurança e Defesa, Logístico e Administrativo. Foram escolhidos, respectivamente, o Suboficial Luiz Augusto dos Santos Pereira, Sargento Davi do Nascimento Paulo, Sargento Eraldo de Sampaio Medeiros e Sargento Myllena Santos da Silva.
Membro Honorário da FAB
Durante a celebração, também houve a entrega do Diploma Membro Honorário da Força Aérea Brasileira, concessão destinada a civis e militares da reserva, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestado relevantes serviços à Aeronáutica brasileira.
Nessa parte da cerimônia, foram agraciados como membros honorários: Promotora de Justiça Militar, Karollyne Dias Godim Neo; Diretora Regional do SESC Amazonas, Adriana Silva do Nascimento; Coordenadora da Azul Conecta, Diana Emanuelly de Novaes Barbosa; Assessora Executiva do Porto Chibatão, Kamila Nunes dos Santos; Neiba Freitas da Silva, e Raphael de Oliveira Galvão.
“Aos membros honorários da Força Aérea Brasileira, este é um reconhecimento ao excelente trabalho realizado, sobretudo na interlocução com a sociedade local. Continuem nos ajudando e, se possível, motivem outras pessoas a desenvolver esse belo trabalho para nossa representatividade junto à população”, ressaltou Coronel Wancley.
Homenagem a Ex-Comandante
Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a homenagem prestada ao Coronel Aviador Roberto Nicolau Chagas, que comandou a BAMN entre os anos de 2009 e 2011. O Oficial recebeu das mãos do atual Comandante da unidade militar uma placa em lembrança ao período que chefiou a BAMN.
Imposição da Medalha Militar
Durante a solenidade também foi entregue a Medalha Militar de 10, 20 e 30 anos pelos bons serviços prestados no decorrer da carreira. Foi concedida a Medalha de Ouro aos seguintes militares com mais de 30 anos de serviço ativo: Capitão Daniel Mendes dos Santos; Sargento Pedro Batista Campos.
Foi concedida a Medalha de Prata aos seguintes militares com mais de 20 anos de serviço ativo: Capitão de Infantaria Rafael Querzé Angelo; Suboficial Adriano Matias Pereira dos Santos; Sargento Alexandre Reis Carlos; Sargento Jardeson Melo do Carmo.
Foi concedida a Medalha de Bronze aos seguintes militares com mais de 10 anos de serviço ativo: Capitão de Infantaria Raí Tripolone Silva; Tenente Eduardo Zappa dos Santos; Sargento Zacarias Pereira da Silva Neto; Sargento Mitchell Roham Lima da Silva; Sargento Arinaldo da Silva Martins; Sargento Breno Moura Oliveira; Sargento Hugo Campos Basílio; Sargento Vinnicius Barbosa Ozório da Silva; Sargento Lucas Adriano de Matos; Sargento Nelson Ygor Batista Chaves; Sargento Fernando Gomes Damião.
Concluída a imposição da Medalha Militar, Coronel Wancley proferiu um breve discurso aos presentes, destacando principalmente o poder operacional da unidade a qual comanda. “Participamos de todas as operações de alto vulto aqui na Amazônia. Como exemplo, estamos participando da Catrimani II com dois postos de combustíveis e lubrificantes nas localidades de Surucucu e Palimiú. Também estamos com uma aeronave Black Hawk empregada no Comando Conjunto dando apoio tão importante àquela terra indígena Yanomami”, disse.
O Oficial não escondeu o orgulho de comandar a organização militar. “Estamos desenvolvendo um excelente trabalho de integração de território. Esse trabalho vem sendo desenvolvido nos últimos 55 anos e destaco que agora esta base está no mais alto nível operacional que já atingiu”, finalizou.
Livro de veterano
A formatura de aniversário da BAMN também serviu de palco para o lançamento do livro “A implantação da Base Aérea de Manaus e do 1°/9° GAV”, de autoria do veterano Suboficial Benedito Moreira dos Santos. Aos 81 anos, esta é a segunda obra do militar da reserva, que vivenciou a criação do Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1°/9° GAV), o Esquadrão Arara, em 1970.
Na obra, além de relatar as dificuldades logísticas e operacionais de Ponta Pelada, também elenca fatos históricos que culminaram no que hoje representa este primeiro esquadrão da Base Aérea de Manaus.
O Suboficial aproveitou o espaço e o efetivo para promover uma sessão de autógrafos em sua passagem pela capital amazonense. Lugar onde também colocou seu nome na história.
Fotos: Sargento A. Pardo / BAMN