O norte-americano Don Pettit retornou à Terra neste domingo, dia em que completa 70 anos, após passar 220 dias na Estação Espacial Internacional (ISS).
Além de Don Pettit, a nave espacial Soyuz MS-26 transportava os russos Alexei Ovchinin e Ivan Vagner, segundo o Centro de Controle de Voo (CCV) da Rússia.
O pouso aconteceu por volta da 01h20 TMG de domingo, a menos de 150 quilômetros a sudeste da cidade de Zhezkazgan, na estepe do Cazaquistão, menos de quatro horas após o desacoplamento do módulo russo Rassvet da ISS.
“Durante os 220 dias no espaço, Pettit e seus companheiros de tripulação orbitaram a Terra 3.520 vezes, percorrendo um total de 93,3 milhões de quilômetros. Pettit, Ovchinin e Vagner foram lançados e acoplados ao laboratório orbital em 11 de setembro de 2024”, detalhou a NASA em comunicado.
Mother Earth, I am coming home. pic.twitter.com/lxxAQICzMJ
— Don Pettit (@astro_Pettit) April 19, 2025
O órgão também informou que este foi o quarto voo espacial de Pettit, que atuou como engenheiro de voo nas Expedições 71 e 72. Ovchinin também completou seu quarto voo, somando 595 dias em órbita, enquanto Vagner acumulou 416 dias no espaço em dois voos espaciais.
“Durante o tempo que passou a bordo da estação espacial, Pettit conduziu pesquisas para aprimorar as capacidades de impressão 3D de metais em órbita, avançar tecnologias de purificação da água, explorar o cultivo de plantas em condições de variação hídrica e investigar o comportamento do fogo em microgravidade — tudo isso contribuindo para futuras missões espaciais. Ele também aproveitou o ambiente da estação para realizar experimentos únicos em seu tempo livre e cativar o público com suas fotografias”, acrescentou a NASA.
Happy birthday, @astro_Pettit! Many happy returns (including this one) 🥳
The MS-26 Soyuz spacecraft touched down in Kazakhstan at 9:20pm ET—or, in local time, 6:20am April 20, Pettit’s 70th birthday. pic.twitter.com/qFM5fAxnA0
— NASA (@NASA) April 20, 2025
Enquanto isso, Ovchinin entregou o comando da estação orbital ao japonês Takuya Onishi, na sexta-feira, durante uma cerimônia tradicional.
Recentemente, a Soyuz MS-27, tripulada pelos cosmonautas russos Sergey Ryzhikov e Alexei Zubritsky, além do astronauta da NASA Jonathan Kim, acoplou-se com sucesso à estação espacial.
O russo Kiril Peskov, as americanas Anne McClain e Nichole Ayers e a japonesa Onishi, todos integrantes da 72ª expedição, permanecerão na estação por um período mais prolongado.
Leia Também: Nave Soyuz regressa à Terra com astronautas russos e um norte-americano