O Mundo dos Tucanos é o novo viveiro de imersão no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, e promete uma experiência única com essa espécie tão emblemática. O Mundo dos Tucanos é um espaço de 700m² projetado para ofertar os melhores estímulos ambientais, comportamentais, nutricionais e sanitários aos animais. Além disso, esse viveiro de imersão foi criado para encantar os visitantes, ressaltando a beleza dessas aves impressionantes. Vários tucanos das espécies tucano-toco (Ramphastos toco) e tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) habitarão o espaço, com previsão de outras espécies de tucano no futuro.
Vários dos habitantes desse novo espaço chegaram ao Parque através de ações de abrigo e resgate de animais vitimados na região, como os tucanos nascidos de ovos apreendidos pela Polícia Federal no aeroporto de Foz do Iguaçu em 2023.
Estrutura impressionante
A concepção do novo espaço teve como origem anos de pesquisa e troca de informações com profissionais que atuam com este grupo de animais para considerar o máximo possível de aspectos que otimizem seu bem-estar. Diante dos dados científicos, Anna Croukamp, fundadora do Parque das Aves, elaborou um primeiro croqui do que almejava para o espaço. Depois disso, os projetos arquitetônicos foram elaborados para que a equipe de infraestrutura do atrativo pudesse concretizar essa experiência memorável aos visitantes. As obras foram iniciadas em agosto de 2024 e concluídas no início de janeiro deste ano. O espaço tem 12 metros de altura, 15,5 metros de largura e 40 metros de comprimento. A trilha que atravessa o viveiro, suspensa do solo para favorecer a segurança sanitária dos animais, possui mais de 2,6 metros de largura, garantindo acessibilidade para todos os públicos.
“Ao caminhar pelo viveiro, os visitantes serão transportados para um local mágico, com a oportunidade de observar estas aves de beleza tão singular em meio à exuberante Mata Atlântica. Além de ser uma atração incrível para nossos visitantes, cada elemento do viveiro foi criteriosamente escolhido para oferecer um ambiente perfeito para este grupo de animais. A rica vegetação nativa com frutos que fazem parte da dieta da espécie, galhos para descanso, bebedouros com água corrente, entre outros estímulos favorecem ainda mais o bem-estar dos animais”, explica Paloma Bosso, diretora técnica do Parque das Aves.
Anna Croukamp relembra o processo de planejamento e construção do viveiro, destacando os aprendizados da equipe. “Desde que construímos os primeiros viveiros de imersão aqui já na fundação do Parque, sempre tivemos um cuidado enorme em garantir que eles fossem incríveis, tanto para as aves quanto para os visitantes. O viveiro “O Mundo dos Tucanos” segue esse mesmo princípio, refletindo tudo o que aprendemos ao longo desses anos de experiência”, afirma Anna.
Importância fundamental para a conservação e conexão com a Mata Atlântica
O lançamento do viveiro O Mundos dos Tucanos enaltece a importância de Foz do Iguaçu como um destino imperdível para quem busca conexão com a fauna da Mata Atlântica.
“A inauguração desse viveiro marca mais um capítulo importante na história do Parque das Aves”, afirma Anna Croukamp. “Desde o início, nosso objetivo foi criar espaços que conectem pessoas à natureza. Este novo viveiro proporciona aos visitantes a chance de se encantarem com a beleza dos tucanos em um ambiente único. Estes momentos geram uma conexão que fica gravada na memória de nossos visitantes para sempre”.
O Parque das Aves é a única instituição no mundo focada na conservação de espécies da Mata Atlântica.
Divulgação
Com o novo espaço, agora o Parque das Aves conta com 6 viveiros de imersão, onde o visitante tem a oportunidade de ficar mais próximo às aves. No Viveiro Os Pequenos Marrons, a experiência acontece com aves como a jacutinga, o macuco e a perdiz; no Viveiro Aves de Rios e Manguezais, com guarás, garças e papagaios-de-cara-roxa; no Viveiro Cecropia, com quase 300 periquitos, a maioria vinda de situação de tráfico e maus-tratos; no Viveiro das Araras, com várias espécies de araras e papagaios; no Borboletas e Beija-flores, com uma área repleta de borboletas da Mata Atlântica, além de um amplo jardim externo visitado por beija-flores da região.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.
Divulgação – Filme do Parque das Aves lançado em 2024 nos 30 anos pela Nossa Mata Atlântica.
Saiba mais no site parquedasaves.com.br.