![Barragem de garimpo ilegal rompe e lama invade rio em Porto Grande, no Amapá](https://tocanteen.com.br/wp-content/uploads/4cd318024120d932e54fc090e697424d-SagKlB.jpeg)
Waldez Góes, ministro da Integração, informou que teve conhecimento da situação e ligou para o prefeito do município para oferecer auxílio. Barragem de garimpo ilegal rompe e lama invade rio em Porto Grande, no Amapá
Uma barragem de rejeito de minério operada informalmente por uma empresa ainda não identificada rompeu nesta terça-feira (11) no município de Porto Grande, distante cerca de 102 quilômetros de Macapá. A área localizada no igarapé Água Preta fica a 120 quilômetros do rio Cupixi, em uma região de garimpo.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Não há informações sobre feridos. Todo o percurso já foi tomado por lama e água com suspeita de contaminação, e desceu pelo rio.
A prefeitura de Porto Grande decretou estado de calamidade para poder atender com mais rapidez a população ribeirinha com água potável e alimentação.
Initial plugin text
A prefeitura ainda vai avaliar com a ajuda de órgãos ambientais qual foi o prejuízo e de que forma o desastre atingiu os peixes e outros animais da região.
O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, comandado pelo ministro Waldez Góes, já foi comunicado do rompimento da barragem, e se colocou à disposição para ajudar.
Ministro da Integração, Waldez Góes, fala sobre rompimento de barragem em garimpo no Amapá
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: