A Companhia Arteira de Teatro, de Nova Friburgo, inicia no dia 1º de agosto a circulação do espetáculo “Bendito Sangue” por nove cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. A
“Bendito Sangue”: espetáculo vai circular por nove cidades do interior do RJ
Divulgação
Escrita e dirigida pela carioca Eliane França, “Bendito Sangue” aborda a menstruação – um tema ainda considerado tabu – por meio de uma linguagem leve e repleta de criatividade. No palco, três atrizes (Denise Peixoto, Gabriela Ribas e Silvia Araújo) utilizam teatro de bonecos, sombras, palhaçaria e números interativos para dialogar com crianças e adolescentes.
A dramaturgia é inspirada em um conto do livro “Sobre o dorso das fêmeas”, de Eliane França, e foi construída de forma colaborativa, a partir das improvisações do elenco. Músicas inéditas são executadas ao vivo, reforçando o caráter lúdico da peça.
Além das apresentações, a circulação do projeto conta com as oficinas “Descobrindo o Teatro”, que têm como objetivo aproximar crianças e adolescentes do universo teatral por meio de jogos e brincadeiras cênicas. As oficinas têm duas horas de duração e contam com tradução em Libras, audiodescrição e mediação para pessoas com deficiência.
O espetáculo e as oficinas seguem circulando pelo interior até 7 de setembro. Além das quatro primeiras cidades, o projeto passará por Três Rios (15/08), Sapucaia (16/08), Bom Jardim (30/08), Teresópolis (03/09) e Petrópolis (07/09).
Serviço – Primeiras apresentações:
Cordeiro – 01/08, sexta-feira – Oficina: 9h às 11h | Espetáculo: 14h
Local: Centro Cultural Ione de Carvalho Pecly
Cantagalo – 02/08, sábado – Oficina: 10h às 12h | Espetáculo: 17h
Local: Sala de Espetáculos Rafael Silva Carvalhaes – Centro Cultural Amélia Thomás
Cachoeiras de Macacu – 08/08, sexta-feira – Oficina: 10h às 12h | Espetáculo: 17h
Local: Casa da Arte Wellington Lyra – Cawell
Nova Friburgo – 09/08, sábado – Oficina: 10h às 12h | Espetáculo: 17h
Local: Teatro Maestro Joaquim Naegele – Usina Cultural Energisa