Festival dos Povos da Floresta em Porto Velho (RO).
Divulgação
Boa Vista recebe a partir desta sexta-feira (22) o Festival dos Povos da Floresta, projeto itinerante que celebra criatividade e a diversidade dos povos da Amazônia. A programação conta com apresentações musicais, exposições, oficinas e rodas de conversa gratuitas, e acontece no Teatro Municipal de Boa Vista.
O festival é idealizado pela organização Rioterra e apresentado pela Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. O objetivo é promover o encontro entre tradição e contemporaneidade. Ele acontece até o dia 28 de agosto.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 RR no WhatsApp
A cidade é a segunda a sediar o evento. A primeira etapa foi realizada em Porto Velho (RO), em julho de 2025. As próximas edições devem ocorrer em Macapá (AP), Belém (PA) e Brasília (DF).
Segundo a diretora executiva e responsável pela curadoria musical do Festival dos Povos da Floresta, Aline Moraes, o evento deve manter e aprofundar a etapa iniciada em Porto Velho, “exaltando as mulheres da floresta, a afetividade que conecta a Amazônia ao Brasil e a ancestralidade sonora dos povos originários e mestres de cada território — do movimento Beradero ao Roraimeira”.
A abertura do festival será nesta sexta, com o encontro da Orquestra do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), o poeta Eliakin Rufino e a cantora Lionella. A apresentação também contará com a participação do Grupo Kapoi e o show da dupla Thalma e Heloise.
No sábado (23), Socorro Lira apresenta o espetáculo Dharma, seguido do Do Cangaço ao Seringal, com Patrícia Morais, Anne Louise e a Quadrilha Agitação, em uma homenagem à Amazônia nordestina.
No domingo (24), a programação traz uma performance do povo Gavião (RO), seguida pelo encontro musical entre Binho (RO) e Leka Denz (RR). O encerramento será com uma homenagem ao movimento Roraimeira, reunindo Neuber Uchôa, Zeca Preto, Ana Lu e o grupo Bodó Valorizado.
O festival também contará com a exposição Povos da Floresta, que reúne obras de artistas como Paula Sampaio (PA) e Gustavo Caboco (RR), além de trabalhos selecionados por meio de chamamento público. A mostra inclui vídeos em realidade aumentada e curtas-metragens que convidam o público a uma experiência sensorial sobre a vida na floresta.
A programação oferece ainda oficinas de vídeo e fotografia com celular, rodas de conversa e vivências culturais.
Festival dos Povos da Floresta chega a Roraima para celebrar cultura amazônica
Sobre a Rioterra e a Petrobras
Fundada em 1999, a Rioterra é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e uma Instituição de Inovação, Ciência e Tecnologia (IICT) que atua no desenvolvimento de projetos que aliam conhecimento, sustentabilidade e inclusão social na Amazônia.
A Petrobras apoia o projeto como parte de seu programa de incentivo à cultura popular, que também contempla o Festival de Parintins e festas juninas do Nordeste.
Serviço
Festival dos Povos da Floresta – Etapa Boa Vista
Quando: 22 a 28 de agosto de 2025;
Onde: Teatro Municipal de Boa Vista;
Quanto: gratuito.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.