![Buscas por jovem de 18 anos soterrado em deslizamento de terra seguem após quase 24h em Salvador](https://s2-g1.glbimg.com/-9jPAxGtIV3mST0xLyMwRQI3iYo=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/B/F/qn19O2QUW7UbAGnrGTiQ/hotel-colombo-2024-11-28t064756.941.png)
Mãe e irmão da vítima também ficaram soterrados, mas foram resgatados. Buscas por jovem seguiram durante madrugada desta quinta-feira (28). Buscas seguiram por toda noite e madrugada em Salvador
TV Bahia
As buscas pelo jovem de 18 anos soterrado após um deslizamento de terra em Salvador seguem nesta quinta-feira (28), após quase 24h. O acidente aconteceu na manhã de quarta-feira (27), entre os bairros vizinhos de Saramandaia e Pernambués. Na mesma ocasião, um homem de 23 anos morreu.
Os deslizamentos de terra aconteceram em uma encosta entre os bairros periféricos de Saramandaia e Pernambués. A terra destruiu as casas e as vítimas, que estavam nos seus respectivos imóveis, não conseguiram sair a tempo.
Na primeira ocorrência, o jovem Gerson Alexandrino Santos Júnior, de 23 anos, morreu. Ele estava deitado na cama quando a casa desmoronou. Gerson deixou dois filhos. [Veja foto abaixo]
Gerson Alexandrino Santos Júnior, de 23 anos, morreu soterrado após deslizamento de terra em Salvador
Reprodução/Redes Sociais
A segunda ocorrência envolve outras quatro vítimas:
Diane Andrade, 32 anos, cabeleireira;
Paulo Andrade, 18 anos, filho de Diane;
Marcelo Heitor Andrade Mesquita, 6 anos, também filho de Diane;
Adriano, um homem de 30 anos, morador de uma casa vizinha.
As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) montaram a base em uma casa vizinha, para que os soterrados passassem por uma avaliação e fossem estabilizados antes de serem encaminhados pra unidades de saúde.
LEIA TAMBÉM:
Acumulado de chuva em Salvador é o triplo do esperado para o mês
Vídeo mostra momento em que menina de 12 anos cai em bueiro e desaparece durante chuvas na Bahia
Menino soterrado foi levado de helicóptero para Hospital do Subúrbio, em Salvador
Graer
A criança de seis anos foi a primeira a ser resgatada. Ele foi retirado dos escombros, intubado e levado de helicóptero para o Hospital do Subúrbio. Ele estava inconsciente, com hemorragia e fratura na pelve.
Diane, mãe de Heitor e Paulo, foi a segunda resgatada. Ela estava consciente e foi levada para o Hospital Geral do Estado (HGE).
Adriano foi o terceiro a ser resgatado, por volta das 16h. Ele estava consciente e conversou com as equipes durante todo o resgate. Segundo vizinhos, Adriano foi soterrado ao voltar para casa para buscar o guarda-chuva. A esposa e os cinco filhos dele não estavam em casa no momento do desabamento.
Paulo, de 18 anos, ainda não foi localizado. De acordo com as informações apuradas por volta das 6h desta quarta-feira, ele não está respondendo ao chamado dos bombeiros.
Novembro mais chuvoso desde 1961
Acumulado de chuva em Salvador é o triplo do esperado para o mês de novembro
Este foi o novembro mais chuvoso em Salvador desde 1961. Entre 1º e 27 de novembro choveu cerca de 322 mm, quando a média histórica esperada era de 108 mm. Só em 72h, foram 200 mm de água.
Até as 22h de quarta-feira, 342 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil. Desse número, 161 são referentes a deslizamentos de terra.
Além disso, houve cerca de 30 pontos de alagamento, segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).
A Secretaria Municipal de Educação informou que as aulas foram suspensas em 13 escolas situadas em áreas de risco, deixando mais de 1,7 mil alunos sem atividades.
Ao longo do dia, todas as 14 sirenes instaladas em áreas de risco do município foram acionadas para que moradores se dirigissem para escolas municipais estabelecidas como locais de abrigo pela prefeitura.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻