A Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), finalizou no dia 11/04 a formação da Primeira turma de Inspetores de Segurança do Controle do Espaço Aéreo (INSPCEA) de 2025. O curso, denominado ANS 003, teve como objetivo capacitar os futuros inspetores no exercício dos conceitos e ferramentas necessárias para a realização de inspeções em suas áreas de atuação.
Os participantes do curso também aprofundaram seus conhecimentos sobre as Normas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e dos protocolos atualizados, empregados pela ASOCEA nas inspeções de Vigilância da Segurança Operacional, bem como nas inspeções de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita nos Provedores de Serviços de Navegação Aérea (PSNA). Além disso, o curso incluiu treinamento prático no uso do Sistema Informatizado de Vigilância, preparando os alunos para as funções que desempenharão em inspeções reais.
O corpo discente foi composto por 23 militares das seguintes Organizações Militares da Força Aérea Brasileira: Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo I e III (CINDACTA I/ CINDACTA III), Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), Hospital de Força Aérea de Brasília (HFAB), Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo de São José dos Campos, Curitiba e São Gabriel da Cachoeira (DTCEA-SJ/ DTCEA-CT/ DTCEA-UA), Grupo de Saúde de Anápolis (GSAU-AN), Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) e ASOCEA.
Durante a cerimônia de encerramento e entrega de certificados, o Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves, destacou a importância da formação dos inspetores para a segurança da aviação civil. “Este é um processo que exige do Inspetor uma dedicação que avança as atribuições normais do militar. Desta forma, faz-se fundamental termos INSPCEA bem capacitados e com formação sólida. Em nome da Segurança da Aviação, agradeço a todos por dedicarem uma semana do seu tempo para contribuir com o cumprimento da missão da ASOCEA”, afirmou.
A oradora da turma, Sargento Especialista em Meteorologia Marisol Vieira Ferreira, do Centro Regional do Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) destacou “Ao encerrarmos este ciclo, temos plena consciência da grande responsabilidade que nossas novas atribuições exigem. Mas saímos daqui mais preparados, mais confiantes e, acima de tudo, mais comprometidos com a segurança e a eficiência das operações aéreas em nosso país. Que sigamos firmes, íntegros e profissionais, honrando o que conquistamos e servindo com excelência à Força Aérea Brasileira”, concluiu.
Fotos: Capitão Lopez Ramos / ASOCEA