Região registra quase quatro vezes mais casos de gripe
Os casos de influenza aumentaram no estado de São Paulo e também no Vale do Paraíba em comparação ao ano passado. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado, neste ano foram registrados quatro vezes mais casos na região do que em 2024.
Dados da Secretaria da Saúde do Estado mostram que nas cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, além da região bragantina, em 2025, até agora, foram 733 casos e 84 mortes, contra 195 casos e 28 mortes no ano passado. Isso representa quase quatro vezes mais casos, aumento de 275,9%, e o triplo de mortes, 200%.
A vacina contra a influenza é o caminho para evitar a forma grave da doença, comum no período de outono e inverno.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em entrevista à Rede Vanguarda, a Pesquisadora da Fiocruz, Tatiana Portela, explicou que alguns fatores podem ter favorecido esse cenário, como o tempo mais frio neste ano e a queda na cobertura vacinal.
“A baixa adesão à vacinação este ano pode ter contribuído para esse número mais expressivo de casos graves por Influenza no país. Além disso, a questão comportamental, na época do inverno e do frio, as pessoas acabam ficando mais tempo em ambientes fechados, ou aglomeradas, o que facilita a transmissão desses vírus respiratórios”
Além da vacina, medidas de higiene também são eficazes para evitar síndromes respiratórias, como lavar com água e sabão as mãos e os pulsos; utilizar o álcool em gel 70%; e, em caso de sintomas, usar máscara.
Casos de síndromes respiratórias quadruplicam nas cidades da região em comparação a 2024
Reprodução/TV Globo
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina