Cosmo Gomes, de 55 anos, mora em Jacareí (SP) e está fazendo essa longa viagem pela quinta vez para visitar o pai, de 87 anos. Eles estão há três anos sem se ver pessoalmente. Catador de recicláveis do interior de SP viaja quase 3 mil km de bicicleta para ver o pai
Quase 3 mil quilômetros pedalando. Essa é a distância que um morador do interior de São Paulo, de 55 anos, está percorrendo de bicicleta para visitar o pai, de 87 anos, na Paraíba.
Cosmo Gomes, também conhecido como Cosmo Paraibano, mora em Jacareí (SP). Ele e o pai, Raimundo Fernandes, que reside em Cacimba de Dentro, na Paraíba, região Nordeste do Brasil, estão há três anos sem se ver pessoalmente.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Para matar a saudade, Cosmo decidiu pegar a estrada de bike para rever o pai. Na bagagem, ele leva só o essencial. Tudo que carrega tem que caber em uma bolsa, que fica presa na garupa da bicicleta.
Durante a viagem, que deve durar de 40 a 45 dias, o catador de recicláveis vai percorrer os estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, até chegar na Paraíba.
Na estrada há quase 15 dias, Cosmo diz que está pedalando com alegria e que o cansaço não o desanima. Ele afirma não se importar com a distância percorrida de bicicleta, pois pedalar pra ele é um lazer.
“Andar grandes distâncias com a minha bicicleta me deixa feliz, é algo que sempre faço no meu dia a dia. Trabalho com reciclagem de segunda a sexta-feira, e aos fins de semana viajo pedalando por cidades próximas da região de Jacareí, onde moro”, contou.
Essa é a quinta vez que Cosmo viaja de bicicleta até a Paraíba para visitar o pai.
“A primeira vez que fui de bicicleta foi em 2010, depois 2013 e 2021. Em 2022, a ida e a volta foram de bicicleta. Agora, em 2025, estou novamente a caminho”, contou empolgado
Sem muitos recursos e limitado com o tamanho da bagagem que consegue levar, Cosmo conta com a solidariedade das pessoas que encontra no caminho para se alimentar, se higienizar e descansar.
“As pessoas me acolhem muito bem por onde passo. Me dão comida, me deixam tomar banho, me dão papelão, coberta e, graças a Deus, nunca fui destratado. Costumo parar em restaurantes e postos de gasolina para descansar ou dormir, porque priorizo lugares cobertos para não pegar sol e chuva”, narrou.
Catador de recicláveis do interior de SP viaja quase 3 mil km de bicicleta para ver o pai na Paraíba: ‘Muita saudade’
Arquivo pessoal
Durante o trajeto, Cosmo afirma não ter muitas dificuldades e imprevistos. Segundo ele, o que mais o deixa apreensivo são os caminhões e a falta de acostamento em diversos pontos das estradas, o que o deixa um pouco inseguro.
Quando chegar na Paraíba, Cosmo vai passar alguns dias ao lado do pai e depois voltará para Jacareí. Como tradição, ele costuma vender a bicicleta da viagem no nordeste. Para o retorno, ele faz uma campanha arrecadando dinheiro e então volta de ônibus ou avião, dependendo do valor que consegue juntar.
Apesar dos desafios da estrada, Cosmo considera que o esforço vale a pena, pois poderá dar um forte abraço no pai e passar momentos especiais ao lado dele.
“Minha mãe já não está mais entre nós, tenho só o meu pai. Eu estou com muita saudade dele”, finalizou.
Segundo a sobrinha de Cosmo, Vanessa Fernandes, a família fica receosa com a viagem, por causa dos perigos da estrada, mas todos apoiam ele.
“Ele sempre foi muito humilde e honesto. Aqui em Jacareí ele só tem uma irmã e seis sobrinhos. Nós somos muito apegados a ele e sempre bate um medo, né? Ainda mais que ele já tem 55 anos, mas ele vai que vai, ele gosta bastante e isso não é um fardo pesado para ele”, contou Vanessa.
Catador de recicláveis do interior de SP viaja quase 3 mil km de bicicleta para ver o pai na Paraíba: ‘Muita saudade’
Arquivo pessoal
Catador de recicláveis do interior de SP viaja quase 3 mil km de bicicleta para ver o pai na Paraíba: ‘Muita saudade’
Arquivo pessoal/Vanessa Fernandes
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina