O Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1°/5° GAV) – Esquadrão Rumba – celebrou, entre os dias 08 e 15/04, seu 78° aniversário com uma programação especial marcada por simbolismo, história e reconhecimento ao trabalho de seus integrantes. As atividades ocorreram na Base Aérea de Natal (BANT) a programação incluiu momentos de formação histórica, celebração ecumênica, atividade esportiva, homenagens ao efetivo e uma solenidade militar, presidida pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, na manhã do dia 15/04.
Fundado em 1947 com a missão inicial de formar pilotos de bombardeio, o Esquadrão Rumba, ao longo de quase oito décadas, tornou-se referência na formação de tripulações da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira. Desde então, já operou aeronaves como os B-25 Mitchell, B-26 Invader, T-27 Tucano e, atualmente, forma pilotos para as aeronaves C-95 Bandeirante e C-98 Grand Caravan.
Durante a solenidade, estiveram presentes autoridades militares, Ex-Comandantes e membros do efetivo, além de convidados civis. Na ocasião, foram entregues as distinções de Graduado e Praça Padrão, além do tradicional título de Rumba Honorário, que reconhece militares e civis que prestaram relevantes serviços ao Esquadrão. Entre os homenageados deste ano, destacaram-se o Tenente-Brigadeiro Ary, o Comandante da BANT, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, e outros militares e colaboradores.
Os prêmios de Graduado Padrão e Praça Padrão foram concedidos ao Sargento Técnico em Administração Rogério Ferreira da Silva e ao Cabo em Serviço de Administração Daniel Faustino da Silva, respectivamente, por seus serviços exemplares, disciplina, dedicação e espírito de equipe — atributos reconhecidos por voto direto dos próprios colegas e homologados em conselho.
O Comandante do 1°/5° GAV, Tenente-Coronel Aviador Bruno Machado, celebrou os resultados alcançados em 2024, como a formação de 80 pilotos e mais de 6.300 horas de voo. “Nossa missão não se limita à instrução técnica de voo. Compartilhamos valores inegociáveis como disciplina, patriotismo, integridade e profissionalismo”, afirmou.
A semana comemorativa do Esquadrão Rumba também foi marcada por momentos de reflexão e resgate histórico, reforçando os valores e a identidade da unidade. Um culto ecumênico reuniu integrantes do Esquadrão em uma cerimônia carregada de simbolismo, com mensagens sobre o sentido do serviço militar e a importância da entrega à missão. Representantes das tradições Espírita, Evangélica e Católica destacaram o papel do Rumba na formação de profissionais comprometidos com o bem coletivo.
Os militares participaram ainda de um tradicional “corridão”, promovendo integração, saúde e espírito de corpo entre os integrantes. Ainda como parte das comemorações uma aula histórica conduzida pelo Coronel Aviador Aparecido Alamino Camazano revisitou os marcos da aviação de bombardeio na Força Aérea Brasileira (FAB) e explicou a origem do nome “Rumba”, inicialmente usado como indicativo de chamada durante uma manobra conjunta com a Marinha nos anos 1950.
Veteranos do esquadrão também contribuíram com relatos que emocionaram o público. O Suboficial Otacílio Santana compartilhou experiências com as aeronaves B-26, enquanto o Suboficial Raimundo Braz falou sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, oferecendo aos mais jovens uma conexão viva com a trajetória da aviação militar brasileira.
No dia 14/04, foi realizada a aula inaugural do Curso de Especialização Operacional (CEO), que marca o início da jornada de formação para os futuros pilotos de transporte e IVR (Instrutor de Voo de Rotina). A aula foi ministrada pelo Tenente-Brigadeiro Ary, que enfatizou a importância da liderança pelo exemplo, o cuidado com a família militar e o papel da formação contínua na excelência operacional da FAB.
Encerrando a cerimônia militar do dia 15/04, o Tenente-Brigadeiro Ary, visivelmente emocionado, relembrou seu passado como estagiário no Esquadrão Rumba, há quatro décadas. “É uma alegria enorme retornar ao Rumba, agora como homenageado e ministrando a aula inaugural do CEO-TR. Vejo que a mesma fibra, a mesma vibração e o entusiasmo continuam vivos. Agradeço pela homenagem e desejo sucesso a todos os integrantes do Esquadrão”, concluiu o Oficial-General.
Fotos: Suboficial Carla, Soldado Nóbrega, Sá e Paulo / BANT