Mark Zuckerberg (Meta), Sundar Pichai (Google), Tim Cook (Apple), Jeff Bezos (Amazon), Shou Zi Chew (TikTok) e Sam Altman (Open AI) foram ao evento; veja fotos. Da esq para dir: Mark Zuckerberg (Meta), Jeff Bezos (Amazon) e a noiva, Lauren Sanchez, Sundar Pichai (Google) e Elon Musk (X)
Julia Demaree Nikhinson/REUTERS
CEOs e donos de big techs e empresas do ramo compareceram à posse de Donald Trump como 47º presidente dos Estados Unidos, nesta segunda-feira (20).
Participaram do evento Mark Zuckerberg (Meta), Jeff Bezos (Amazon), Elon Musk (Tesla, SpaceX e X), Sundar Pichai (Google), Tim Cook (Apple), Shou Zi Chew (TikTok) e Sam Altman (OpenAI). Uma reunião inédita, ao menos publicamente.
Musk vibra com fala de Trump sobre os EUA colocarem uma bandeira em Marte, no discurso de posse do presidente
Saul Loeb/AFP
A maioria teve lugar privilegiado no salão dentro do Capitólio, onde a cerimônia aconteceu. Cook, Musk, Bezos e Pichai ficaram próximos dos filhos de Trump e do vice-presidente, J.D. Vance, e a poucos metros de Trump.
As principais big techs têm sinalizado a intenção de se aproximar do novo governo. Todas fizeram doações para o fundo de posse do presidente eleito. A Amazon, a Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, o Google e a Microsoft forneceram US$ 1 milhão cada para a cerimônia.
Musk gera polêmica
Bastante empolgado, Musk teve mais destaque que os rivais. Ele fará parte do governo Trump, chefiando o departamento de Eficiência, que não é um órgão oficial. Por isso, também pode discursar em um evento para apoiadores associado à posse.
Acabou despertando polêmica nas redes ao fazer um gesto associado nas redes sociais a uma saudação nazista.
Musk fez o que parece ser um gesto nazista
Reuters
Durante a posse, o dono do X comemorou quando o novo presidente citou a ideia de os EUA colocarem uma bandeira em Marte, planeta onde nenhum homem jamais pisou. Ele também celebrou nas suas redes sociais: “A América está indo para Marte”.
Musk tem planos de colonizar Marte com a SpaceX, sua empresa de voos espaciais privados que mantém contratos inclusive com o governo americano.
No X, Musk postou a frase “o retorno do rei”, junto com uma colagem de imagens das contas do Trump: a primeira, que foi suspensa no antigo Twitter, e o novo perfil presidencial (@potus).
“O retorno do rei”, posta Elon Musk no X
Reprodução / X
Fala contra ‘censura’
Durante seu discurso, Trump disse que quer “retomar” a liberdade de expressão no país e acabar com a censura e perseguição que ele afirma haver nos EUA.
A fala se alinha com as de Musk e, mais recentemente, de Mark Zuckerberg sobre a moderação de conteúdos nas redes. Em um aceno ao governo, o dono da Meta citou o Trump ao anunciar mudanças drásticas na moderação de conteúdo das plataformas que comanda e se queixar de suposta perseguição de governos fora dos EUA contra empresas americanas.
Além das doações, os CEOs dessas empresas cumprimentaram publicamente o presidente eleito após o resultado das eleições americanas de 2024.
Após a posse, Tim Cook postou os parabéns a Trump em sua conta no X. O CEO da Apple disse estar ansioso para trabalhar com a nova administração e a continuar entregando inovação e vagas de emprego para o crescimento da “grande nação”.
Sundar Pichai , do Google, também usou o X para dar os parabéns ao novo presidente. “Estamos ansiosos para trabalhar com você para inaugurar uma nova era de inovação tecnológica e de IA que beneficiará todos os americanos”, disse.
Zuckerberg postou no Instagram uma foto com a mulher, Priscilla Chan, em roupas de gala. E legendou: “Otimista e celebrando os EUA”.
Sam Altman, da Open AI, startup criadora do ChatGPT, aproveitou a posse de Trump para tietar os irmãos Paul, que estão entre os maiores influencers do mundo e também geram muita polêmica.
Veja abaixo fotos dos CEOs no evento
Priscilla Chan, Mark Zuckerberg, Lauren Sanchez, Jeff Bezos, Sundar Pichai e Elon Musk, durante cerimônia de posse de Donald Trump, em 20 de janeiro de 2025
Shawn Thew/Pool via Reuters
O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, no centro, e sua esposa Priscilla Chan, à esquerda, chegam antes de Donald Trump
Chip Somodevilla/Pool Photo via AP
Elon Musk chega à posse de Donald Trump
Chip Somodevilla/Pool Photo via AP
Shou Zi Chew, CEO do TikTok, comparece à cerimônia de posse de Donald Trump em 20 de janeiro.
REUTERS/Kevin Lamarque
Jeff Bezos chega à posse de Donald Trump
AP Photo/Julia Demaree Nikhinson, Pool
Tim Cook na posse de Donald Trump.
POOL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Sundar Pichai (Google) na posse de Donald Trump, ao lado de Elon Musk (Tesla, SpaceX e X)
SHAWN THEW / POOL / POOL / AFP
Sam Altman, CEO da OpenAI, conversa com os influenciadores Jake Paul e Logan Paul durante a posse de Donald Trump
Al Drago/Pool via REUTERS
Da esq para dir: Sundar Pichai (CEO do Google), Shou Zi Chew (CEO do TikTok), Tim Cook (CEO da Apple) e Elon Musk (dono do X, de costas) na posse de Trump
Saul Loeb/GettyImages via AFP
Sundar Pichai (CEO do Google) e Elon Musk checam seus celulares durante a posse de Trump
Saul Loeb/Getty Images via AFP