Segundo o sindicato dos metalúrgicos, cerca de 1 mil funcionários podem ser afetados pela interrupção na produção. Montadora diz que negociação está em curso. Chevrolet paralisará produção do Onix e Onix Plus a partir de 22 de abril
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A Chevrolet informou nesta sexta-feira (7) que está em processo de negociação com o sindicato dos metalúrgicos de Gravataí para um período de suspensão da produção de seus veículos de entrada, Onix e Onix Plus, a partir de abril.
“A General Motors informa que está em processo de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí para a adoção de um período de suspensão temporária de contratos de trabalho (lay-off), que deverá afetar parcialmente a produção. A medida, caso aprovada, tem como objetivo adequar a produção da fábrica de Gravataí (RS), responsável pelos modelos Onix e Onix Plus, à demanda atual do mercado.
“A GM reforça seu compromisso com seus colaboradores e parceiros, e continuará monitorando o cenário econômico para tomar decisões alinhadas às necessidades do momento, sempre em diálogo com as partes envolvidas.”
De acordo com o presidente do sindicato, Valcir Ascari, o acordo prevê um layoff de ao menos dois meses, a partir do dia 22 de abril. “Garantimos para os trabalhadores o vale-refeição, 13º salário e programa de participação nos resultados integrais, além de cursos de qualificação mesmo durante o layoff.”
Há uma assembleia agendada entre a montadora e os representantes do sindicado para a próxima segunda-feira (10). De acordo com Ascari, são cerca de 700 a 1 mil funcionários afetados pela paralisação da Chevrolet.
“Não temos saída, o layoff já foi confirmado pela GM e não temos muito para onde ir”, confidencia o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí.
Vendas do Onix
O Onix foi o carro zero km mais vendido do Brasil por seis anos seguidos, e continua a ser um dos mais procurados do país, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Mas há anos o reinado do hatch da Chevrolet acabou. Em 2020, a montadora sofreu mais do que as concorrentes na crise de logística e de insumos causada pela pandemia. O Onix manteve a liderança, mas vendeu quase metade do que havia vendido no ano anterior.
Em 2021 e 2022, o Onix foi ultrapassado pelo Hyundai HB20. E nenhum dos dois consegue incomodar a Fiat Strada há quatro anos.
Como mostrou o g1 neste mês, o surgimento dos SUVs compactos também serviu para tirar o amplo domínio dos hatches, embolando a corrida pelo carro mais vendido do país.
Os carros populares também perderam o diferencial de preço, fazendo com que opções mais atrativas ficassem com preços mais interessantes do que os carros de entrada no Brasil.
Fábrica de Gravataí
Em julho de 2024, a GM anunciou o investimento de R$ 1,2 bilhão apra a unidade de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre.
De acordo com a fabricante, os recursos serão destinados para modernização do complexo industrial e desenvolvimento de um novo modelo de veículo, que será lançado em 2026.
“Aqui em Gravataí, esse R$ 1,2 bilhão nos permitirá fortalecer e modernizar a nossa capacidade fabril neste complexo industrial. E muito importante: vamos lançar um novo modelo que vai nos permitir concorrer em segmentos que hoje não cobrimos, tanto no mercado doméstico brasileiro quanto no mercado de exportações”, afirmou na ocasião o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro.
GM de Gravataí, no Rio Grande do Sul
Divulgação/General Motors
Esse foi o quarto investimento que a Chevrolet anunciou para a unidade do Rio Grande do Sul, inaugurado em julho de 2000. O novo aporte faz parte do ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões da GM no Brasil.
Outros R$ 5,5 bilhões foram encaminhados para São Paulo. Há ainda a planta de Joinville (SC), onde será desenvolvido o motor híbrido flex como fruto de investimento de R$ 300 milhões.
A montadora destacou que os investimentos têm foco em mobilidade sustentável, abrangem a renovação completa do portfólio de veículos e o desenvolvimento de tecnologias para o mercado local.
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