Jiboia arco-íris foi encontrada na saída de um cano de escoamento em Itapema e possuía chip de identificação e documentos. Espécie não ocorre na região Sul do país. Cobra exótica com efeito de arco-íris é encontrada em cano na rua em SC
Uma jiboia arco-íris, espécie conhecida por ganhar cores ao ser exposta no sol, foi encontrada na saída de um cano em uma rua de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. Resgatada pelos bombeiros, ela tem chip de identificação e foi devolvida ao dono, segundo a Polícia Militar Ambiental (PMA), que ficou responsável pelo encaminhamento dela.
A PMA informou que o proprietário apresentou a documentação da cobra e, juntamente com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a devolução foi autorizada.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
🐍 Segundo o herpetólogo Tobias Kunz, as jiboias arco-íris (Epicrates sp) são nativas do Brasil, porém não ocorrem na região sul do país, sendo consideradas exóticas no estado.
Resgate
O resgate ocorreu às 21h20 de quinta-feira (24) na Rua 124, região central da cidade. A cobra estava dentro de um cano de escoamento que passa por baixo da calçada. Os socorristas removeram o animal com os equipamentos e o identificaram com a ajuda de biólogos.
Como a espécie não é nativa, ela não poderia ser solta no habitat da região e, por isso, ficou sob os cuidados da PMA, que confirmou se tratar de uma jiboia arco-íris e encaminhou o animal ao zoológico.
Segundo a polícia, o proprietário se apresentou voluntariamente à sede da PMA no dia seguinte à captura e, mostrando a documentação que comprova a posse legal do animal, disse que a serpente havia fugido de seu apartamento.
Em seguida, ele foi orientado a comparecer ao Zoológico de Balneário Camboriú, para onde a cobra havia sido levada.
🌈 Cores do arco-íris
Ao o g1, o biólogo Christian Raboch Lempek, especialista em resgate de fauna, explicou que a jiboia arco-íris é chamada assim por causa da sua iridescência. Ela não é peçonhenta.
“Quando bate o sol nas escamas, ela reflete as cores do arco-íris. E, no Brasil, a gente tem várias espécies de arco-íris”, comentou.
Leia também:
Cobra de 2 metros tenta entrar em motor de carro e morde biólogo em resgate em SC
Jiboia arco-íris foi resgatada em cano no centro de Itapema (SC)
Corpo de Bombeiros/Divulgação; Polícia Militar Ambiental/ Divulgação
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias