Confira a previsão do tempo para a região
O vento forte que atingiu a região do Vale do Paraíba, principalmente o Litoral Norte de SP, na manhã desta segunda-feira (28), deve reaparecer nesta terça-feira (29), de uma forma um pouco menos intensa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Segundo o meteorologista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Giovanni Dolif, uma frente fria que chega à região, juntamente com um ciclone extratropical, deve ser o responsável pela continuidade desses ventos.
“Vai entrar o vento da frente fria junto com o ciclone, porque o ciclone está muito próximo da costa. Normalmente as frentes frias entram com ciclone longe, só que esse ciclone está bem colado na costa, então isso vai potencializar os ventos da frente fria”, explicou.
🌀 Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica – regiões causadoras de tempo adverso em grande escala – que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria).
Imagem de satélite mostra localização do ciclone na costa do Brasil nesta segunda (28).
DSAT GOES 19 CPTEC/INPE
Na manhã desta segunda, os ventos ficaram entre 80 e 90 km/h na região e causaram alguns estragos. Nesta terça não haverá picos tão altos como os registrados nesta segunda, mas os ventos podem atingir uma velocidade de até 60 km/h.
“A partir de segunda à noite entra de novo um sudoeste forte, que fica na terça durante o dia, então vai ventar bastante. Então o pico de vento pode não ser tão forte como as rajadas que a gente teve na segunda de manhã. Mas, em compensação, vai durar muito mais. Os ventos [vão chegar] a 40, 50 ou talvez 60 km/h, mas durante horas, principalmente pela manhã”.
Esses ventos podem ser um pouco mais fortes, segundo explicou Dolif, devido ao relevo da região. Apesar dos ventos fortes, tanto o Vale do Paraíba quanto o Litoral Norte não devem registrar chuva.
“[Os ventos] vão ter longa duração e não vai ter muita chuva não, porque essa entrada vai ser seca, mais continental, o vento sudoeste. Chove muito quando o vento é perpendicular à serra, o vento de sudeste, nesse caso não, o sudoeste é paralelo à serra e é um ar seco que tá entrando, então não vai chover, amanhã vai ser um dia ensolarado, mas com muito vento no litoral e no Vale também”, disse.
Ventos fortes arrastam mesas em praia do litoral de SP
Dias frios
O ciclone extratropical deve fazer com que as cidades da região registrem temperaturas baixas até o fim de semana, com uma queda de pelo menos 8°C no litoral e Vale.
“A temperatura cai. No litoral vamos ter máximas de 18°C na terça, mínima de 15°C. Pode ter alguma chuvinha na madrugada, mas depois o dia vai ter abertura de sol, mesmo no litoral com esse ventão, mas com temperaturas mais baixas. Entre segunda e terça, as temperaturas vão cair uns 8°C”, afirmou.
“Em São José dos Campos também cai na faixa de uns 8°C e, na quarta-feira, a gente pode ter mínima de 6°C, bem frio”, acrescentou.
“Vamos ter umas madrugadas frias nesta semana e dias também frios, mas com sol. Já na sexta-feira começa a subir, mas ainda com madrugadas frias, mesmo na sexta, no sábado, domingo começa a melhorar. Mais madrugadas frias, bem geladas, e dias frios, mas com sol”.
Defesa Civil prevê rajadas de vento no litoral de SP
Bruno Miani/Arquivo A Tribuna Jornal
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina