Dona Onete figura em dois singles lançados quase simultaneamente neste mês de fevereiro, ‘Jambu no cuxá’ e ‘Quatro contas’
Tereza Maciel / Divulgação
O Festival TOCA chega à quinta edição com uma homenagem à Amazônia Brasileira no centro histórico do Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 17 de agosto. A programação é gratuita e será realizada em lugares da chamada “Pequena África” – como a Praça Mauá, o Museu de Arte do Rio (MAR) e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – com shows, debates, cinema e intervenções artísticas.
Com o tema Amazônia Brasileira, a edição deste ano tem como objetivo valorizar as expressões culturais da região e dar visibilidade a artistas, linguagens e tradições que nascem em meio à floresta, nos rios, nas periferias e nos centros urbanos da região Norte.
A cantora paraense Gaby Amarantos é a principal atração musical do festival. Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Pará pela contribuição à música popular brasileira, ela sobe ao palco da Praça dos Arcos da Lapa no dia 16 de agosto, com participação especial da Gang do Eletro.
“É muito importante, nesse momento de valorização da cultura brasileira e da Amazônia, poder levar para o festival a experiência das periferias, das festas de aparelhagem e do nosso som único que vem do Pará”, destaca Gaby.
🎶 Música amazônida em destaque
Gaby Amarantos
Miguel Folco/g1
A programação musical inclui nomes de diferentes gerações da cena nortista, como Dona Onete, Nilson Chaves, Rita Benneditto, Djuena Tikuna, Aíla, Noites do Norte e o grupo Suraras do Tapajós, que se apresenta com Maria Gadú no encerramento do festival.
Além dos espetáculos, o festival também presta homenagem ao cantor e compositor Nilson Chaves, de Belém, nome que batiza uma das categorias do Prêmio TOCA 2025.
🏆 Prêmio TOCA reconhece compositores de todo o Brasil
Com mais de mil inscrições nesta edição, o Prêmio TOCA tem como foco valorizar a composição musical brasileira. Dez canções inéditas serão selecionadas para receber prêmios em dinheiro, totalizando R$ 29 mil. A votação popular será aberta no dia 21 de julho, no site oficial do festival. Os vencedores serão divulgados em 4 de agosto.
🎞️ Cinema e debates sobre cultura
No Cinema TOCA, seis filmes serão exibidos nos dias 14 e 16 de agosto no CCBB, sob curadoria de Marcelo Aliche, diretor artístico do Festival In-Edit Brasil.
As obras retratam o protagonismo feminino, manifestações populares como o Bumba Meu Boi e a trajetória da música amazônica entre o passado, o presente e o futuro.
Já o TOCA de Ideias reúne oito mesas de debate com temas ligados à valorização das culturas amazônicas e à sustentabilidade da economia criativa no Brasil. A curadoria é de Alfredo Del-Penho, que destaca o papel dos encontros como espaços de escuta, reflexão e articulação de propostas.
🎭 Intervenções e expressões artísticas
Entre os nomes confirmados estão Rafa Bqueer, artista visual e drag performer de Belém, e o grupo Afroribeirinhos, que mistura ritmos afro-caribenhos com sonoridades amazônicas em um trabalho autoral que exalta as raízes dos povos da floresta.
🎧 Programação completa
➡ Quarta, 14/08
20h – As Amazônias, no Teatro Adolpho Bloch
➡ Quinta-feira, 15/08
19h30 – Nilson Chaves, no MAR
21h – Noites do Norte, no MAR
➡ Sexta-feira, 16/08
16h – Aturiá convida Mestra Nita de Cotijuba, no MAR
18h – Rita Benneditto – Show Tecnomacumba, no MAR
20h – Dona Onete, na Praça dos Arcos da Lapa
21h30 – Gaby Amarantos convida Gang do Eletro, na Praça dos Arcos da Lapa
➡ Sábado, 17/08
17h – Suraras dos Tapajós convida Maria Gadú, no MAR
🎬 Cinema TOCA – CCBB
Dias 14 e 16 de agosto
Serviço | Festival TOCA 2025
📍 Praça Mauá, MAR, CCBB – Centro do Rio de Janeiro
📅 14 a 17 de agosto
⏰ Das 10h às 23h
🎟 Entrada gratuita
🔗 Mais informações no site oficial do Festival TOCA
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.