Imagens mostram passageiros se protegendo da chuva dentro do ônibus que faz a linha do Custódio Freire nesta segunda-feira (10). Segundo a Defesa Civil Municipal, chegou a chover cerca de 65 milímetros entre a madrugada e manhã desta segunda (10) na capital acreana. Com goteira em teto de ônibus, passageira usa guarda-chuva dentro do veículo
A capital Rio Branco foi atingida por fortes chuvas entre a madrugada e manhã desta segunda-feira (10) e o acumulado chegou a 65 milímetros, conforme a Defesa Civil Municipal. Ainda de acordo com o órgão, choveu durante dez horas seguidas na capital acreana.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O resultado da chuva desta segunda foi uma série de transtornos. Em alguns bairros as ruas ficaram alagadas e intransitáveis. Até mesmo quem precisou utilizar o transporte coletivo se viu em apuros. No ônibus que faz a linha Custódio Freire os passageiros tiveram que abrir o guarda-chuva dentro do veículo por causa de problemas no teto.
Imagens enviadas à Rede Amazônica Acre mostram uma passageira se protegendo da chuva dentro do ônibus. Outro passageiro preferiu ir em pé para não se molhar na cadeira.
Além disso, o piso do ônibus aparece bastante molhado. “Passageiro em pé porque não pode sentar. Está tudo molhado”, lamenta outra mulher.
O g1 entrou em contato o Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos do Acre (Sindcol) e aguarda retorno.
Passageira usou guarda-chuva para se proteger das goteiras dentro de ônibus
Reprodução
Alerta
E o município segue em alerta de chuvas intensas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta válido a partir das 9h desta segunda até às 10h de terça (11) para mais chuvas intensas
Ainda segundo a previsão, deve chover entre 30 e 60 milímetros por hora e até 100 milímetros ao longo do dia.
“Dada a quantidade de chuva muita elevada, temos alagamentos principalmente nas ruas. Não recebemos ocorrências de inundação de casas, as pessoas já estão acostumadas e elevam seus móveis, contudo, as ruas ficaram alagadas e o trânsito ficou difícil. Essas são as principais ocorrências, claro que a partir do momento que temos mais chuvas e elevação do rio e dos igarapés, as ocorrências aparecem com mais frequência”, confirmou o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Apesar da forte chuva, o coronel destacou que todas as ocorrências registradas nas últimas horas foram por alagamentos pontuais, mas sem gravidade.
Nível do Rio Acre é monitorado após fortes chuvas em Rio Branco
Pedro Devani/Secom
Rio Acre
Sobre o nível do Rio Acre, o coordenador explicou que o manancial chegou a registrar um pequeno sinal de vazante na medição das 6h desta segunda, que foi 8,65 metros, depois de vários dias em elevação, mas voltou a subir a partir da medição feita às 9h.
Segundo a Defesa Civil, as águas sobem cerca de cinco centímetros por hora. Outra preocupação são os níveis dos igarapés que cortam a capital, que subiram.
Depois de um janeiro com chuvas abaixo da média, todos os modelos meteorológicos apontam para grandes precipitações pelos próximos três meses com acumulados dessa vez acima da média para o período.
“Temos o rio enchendo cinco centímetros por horas, temos a questão dos igarapés, que a Defesa Civil já fez a vistoria nos mais críticos e verificamos que estão enchendo. Com isso, existe o risco de transbordamento, estamos em alerta total buscando todas as informações para poder agir, se for o caso”, alertou o coordenador.
Colaborou o repórter Andryo Amaral, da Rede Amazônica Acre.
Reveja os telejornais do Acre