Mercado em alta favorece opções, mas consumidores precisam estar em alerta quanto à confiabilidade das empresas. A crescente popularização da geração compartilhada de energia no Brasil tem impulsionado muitos negócios a expandirem, com a economia mensal na conta de energia. No entanto, devido ao desconhecimento sobre as possibilidades e alternativas relacionadas a esse compartilhamento, é importante que as soluções sejam bem compreendidas e adotadas de forma adequada.
O Diretor Geral da Cogecom, Roberto Corrêa, explica que nem todas as formas de entrega de energia aos consumidores funcionam da mesma maneira. Hoje, existem modalidades distintas e empresas credenciadas para cada uma delas.
No mercado livre de energia, por exemplo, o consumidor precisa produzir energia elétrica em grande escala, negociando o excedente do seu uso para as concessionárias. A geração compartilhada, por outro lado, une vários pequenos produtores de energia renovável e o excedente é transformado em crédito de energia, compartilhando esse excesso com todos os cooperados.
“Na geração compartilhada, não é necessário investir em equipamentos e novas usinas, pois os cooperados usufruem dos créditos produzidos por fontes renováveis de energia, economizando, em média, 20% na fatura da conta de luz mensalmente”, afirma.
Como escolher a empresa certa para ser um cooperado?
Diante de tantas novidades no mercado, saber escolher a cooperativa certa para associação é fundamental para evitar imprevistos durante o contrato. Assim, o primeiro passo deve ser analisar a presença de mercado dessa cooperativa. Avaliar a transparência das informações no site, redes sociais e até entender como funciona o contrato fazem a diferença no processo de escolha.
Além disso, é fundamental verificar a experiência da cooperativa no mercado, pois isso reflete diretamente na sua capacidade de oferecer serviços eficientes e seguros. Uma cooperativa com um histórico sólido tende a ter processos melhor estruturados, maior conhecimento do setor e uma gestão de energia mais assertiva. A experiência também está relacionada à confiabilidade e ao atendimento aos consumidores.
Márcio Pauliki, CEO do Grupo MM (Lojas MM) e cooperado há mais de cinco anos da Cogecom, hoje conta com mais de 200 lojas em vários estados do Brasil. Por ter esse tamanho amplo e estar em diferentes locais, necessitava de uma cooperativa que pudesse lhes atender em sua plenitude, sem perder a eficiência e a economia.
“A Cogecom nos ajudou muito, principalmente em dois aspectos: a economia de gastos, mas também pelo fato de que nossos clientes querem empresas que sejam sustentáveis e que atendam as demandas do ESG nos negócios”, reforça.
Divulgação – COGECOM
Quanto maior o número de cooperados e a expertise no mercado, maior será sua credibilidade. Portanto, busque relatórios e dados disponibilizados em veículos de informação oficiais que também tenham credibilidade.
O infográfico a seguir mostra as principais dicas para que seu negócio, assim como as Lojas MM, possa se beneficiar da energia compartilhada.
Divulgação
Cogecom: transformando energia em economia e sustentabilidade há mais de 8 anos
A Cogecom lidera o setor de geração compartilhada de energia elétrica, e tem mais de 8 anos de expertise, atuando em estados como o Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Com mais de 60 mil unidades consumidoras, a Cogecom se destaca como a única cooperativa que direciona a energia gerada por diversas usinas renováveis diretamente para cada uma delas. Isso garante a injeção de créditos de energia de forma automática na conta dos cooperados. Não há fidelidade contratual com a cooperativa o que proporciona liberdade total para o consumidor.
Entre os milhares de cooperados da Cogecom, estão grandes marcas como o Grupo Mercado Móveis, Lojas Daju, Madero, Farmácias Nissei e Supermercados MiniPreço, empresas que já adotam a energia renovável há muito tempo; além de parcerias estratégicas, como o Programa Heineken Energia Verde. Com mais de 350 milhões de kWh gerados e 28 mil toneladas de CO2 evitadas, a Cogecom se consolida como referência em redução de custos e sustentabilidade, e conta com 405 MW de potência instalada.
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