Nesta semana, o g1 publica uma série de reportagens que respondem 10 coisas que você sempre quis saber sobre a TV Globo, que completa 60 anos no sábado (26). Como são escolhidos os participantes do ‘Dança dos Famosos’?
Um grupo de famosos disputando um reality de dança no qual, a cada semana, esses artistas apresentam no palco uma coreografia em diferentes ritmos de dança depois de ensaiar por alguns dias com seus professores.
Essa é a dinâmica geral do quadro “Dança dos Famosos”, que estreou em 2005 na Globo e já colocou mais de 250 estrelas para dançar.
Mas você sabe como funciona toda a produção do quadro? A seleção, o tempo de preparo e de ensaios, ou quantas pessoas são convocadas para cada edição?
Nesta semana, o g1 publica uma série de reportagens que respondem 10 coisas que você sempre quis saber sobre a TV Globo, que completa 60 anos no sábado (26).
LEIA MAIS:
Como são escolhidos os filmes da ‘Sessão da Tarde’?
Como são selecionados os causos de ‘Que história é essa, Porchat?’
Para onde vão as comidas do ‘Mais Você’ depois da gravação do programa de Ana Maria Braga?
A produtora de elenco da TV Globo e responsável pelo casting do Dança dos Famosos Roberta Galinari explicou que a equipe do quadro sempre se reúne e faz uma curadoria pensando no perfil do elenco que eles querem para cada temporada.
Isso sempre pensando em um equilíbrio de famosos em diferentes áreas artísticas, na diversidade e, claro, na disponibilidade do artista, já que a participação no quadro implica em um compromisso de quatro meses.
Elenco do Dança dos Famosos
Divulgação/Globo
“O mais importante é que esse elenco seja diverso, que as pessoas se sintam representadas e que os participantes tenham a dedicação necessária para encarar o ‘Dança dos Famosos’, que é um grande desafio”, afirma Roberta ao g1.
A seleção do elenco é um processo contínuo. Enquanto uma edição está rolando, a produção já está de olho em possíveis próximos participantes. E os convites são feitos cinco meses antes da estreia de cada temporada.
O número de convites varia de acordo com cada edição. Isso por alguns fatores. Primeiro porque já teve programa com 6, 12 e até 18 participantes. Atualmente, são 16.
Outro fator que mexe no número de famosos que recebem os convites é a quantidade de aceites. Porque pode ser que os primeiros contactados aceitem logo de cara. Mas se tiver alguma negativa, a produção vai atrás de outro nome.
“Pode ser que eu converse com 35 ou 40. Tem ano que muito menos, tem ano que quase que dá certo todo mundo. Não tem o número fixo, não. Cada temporada tem suas particularidades.”
Sem teste
Tati Machado e Diego Maia são os vencedores da “Dança dos Famosos 2024”
Reprodução/Instagram
Roberta explica que não existe um teste prévio para saber se a pessoa dança alguma coisa ou não.
“A gente busca sempre um elenco diverso, com diferentes níveis de experiência. Porque a superação também é um dos pilares do quadro”, diz Roberta.
“A gente acredita firmemente que a dança é para todos. O único critério que a gente verifica é se o participante tem alguma restrição médica que possa impedi-lo de dançar e de cumprir a nossa rotina, que é intensa. Porque a nossa preocupação principal é garantir a segurança e o bem-estar de cada um deles.”
Hora dos ensaios
Fiuk durante ensaio para o forró para a Dança dos Famosos
Globo/Paulo Belote
Convites aceitos e elenco fechado, é hora de dançar. Os ensaios mesmo só têm início quando o programa começa. Na verdade, três dias antes da apresentação de elenco, eles já têm uma espécie de esquenta. O grupo todo participa de uma coreografia especial para a apresentação do elenco da temporada. Ali, todos os participantes dançam juntos.
Após essa grande confraternização, cada um vai para o seu lado e, a cada semana, eles ensaiam por cerca de cinco dias antes de levar a coreografia para o palco, quando mostram seus passos de tango, de samba, de funk, foxtrote e tantos outros ritmos.
“Essa dinâmica funciona muito bem. Parece que não, mas sim. E ao longo de todos esses anos a gente viu que é um tempo suficiente para que o talento chegue no palco pronto para dar o seu melhor sem prejudicar a condição física deles”, afirma Roberta, que já está há 17 anos à frente do casting do programa.
No fim, a produtora define o processo de seleção como um “grande quebra-cabeça”.
“A gente busca um time que tenha disponibilidade, vontade, paixão pelo desafio, porque o ‘Dança dos Famosos’ é mais do que uma competição. É uma experiência transformadora.”