Rodovia federal, único elo terrestre entre o Amazonas e o restante do país, já acumula uma série de bloqueios desde 2022, quando o colapso de duas pontes interrompeu completamente o tráfego. Interdição na BR-319 em 2025, no trecho da ponte que desabou sobre o Rio Curuçá
Karla Melo/Rede Amazônica
Dois trechos da BR-319 enfrentam mais uma interdição em 2025, desta vez causada por falhas em uma balsa sobre o Rio Autaz Mirim e pelo desmoronamento de um aterro na região da ponte sobre o Rio Curuçá.
A rodovia federal, único elo terrestre entre o Amazonas e o restante do país, já acumula uma série de bloqueios desde 2022, quando o colapso de duas pontes interrompeu completamente o tráfego. Confira a cronologia das interdições até a pane mais recente.
As estruturas afetadas ficam em Careiro , distante cerca de 100 km de Manaus e ligam o município a capital amazonense. Para acessar a região pela BR-319, é necessário atravessar de balsa o trecho do rio que separa a capital amazonense da estrada, em uma travessia de aproximadamente 45 minutos.
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Veja, abaixo, a cronologia do caso:
📆 28 de setembro de 2022 – Desabamento da ponte Curuçá
Ponte desabou na BR-319, no AM; veículos caem em rio
William Duarte / Rede Amazônica
Três pessoas, sendo dois homens e uma mulher morreram e outras 14 ficaram feridas após a ponte sob o Rio Curuçá desabar, no km 23, da BR-319, no município de Careiro. Os veículos faziam a travessia quando a estrutura desabou. Pelo menos 12 veículos afundaram com o desabamento.
📆 29 de setembro de 2022 – Buscas por desaparecidos
Vítimas de queda de ponte na BR-319, no Amazonas.
Divulgação
Subiu para quatro o número de mortos após o desabamento da ponte sobre o rio Curuçá, no km 23 da BR-319. Na ocasião, também foram retirados da água três veículos. À época, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros ainda não sabia precisar o número de desaparecidos. No entanto, segundo moradores e testemunhas do acidente, entre oito e 15 pessoas continuavam desaparecidas.
📆 30 de setembro de 2022 – Traslado de pessoas na rodovia
Após queda de ponte na BR-319 travessia é feita por lanchas no Rio Curuçá, no Amazonas.
Secom
Duas novas lanchas passaram a operar no transporte de passageiros, somando-se a outras duas embarcações que já atuavam na locomoção de pessoas desde o dia 29 de setembro de 2022. De acordo com o governo estadual, o serviço funcionava diariamente, das 5h às 19h, de forma gratuita.
📆 4 de outubro de 2022 – Número de desaparecidos
Bombeiros atuando na busca por desaparecidos após desabamento de ponte na BR-319.
CBMAM
No sétimo dia de buscas na região, o comitê de resposta rápida, formado pelo governo estadual, atualizou os dados sobre os desaparecidos com base nos registros feitos por famílias junto à Secretaria de Assistência Social (Seas). Com as informações, as equipes passaram a concentrar os esforços na localização de um homem identificado como João Nascimento Fernandes, de 58 anos.
📆 8 de outubro de 2022 – Interdição de outra ponte
Ponte sobre o Rio Autaz Mirim na BR-319 foi interditada pelo Dnit.
Divulgação
A ponte sobre o Rio Autaz Mirim, localizada no km 25 da BR-319, no Amazonas, foi interditada. A medida foi anunciada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes 10 dias depois do desabamento da ponte sobre o Rio Curuçá.
O Dnit informou que a ponte foi totalmente interditada para o tráfego de veículos e passagem de pedestres. A travessia de 174 metros de extensão passava por avaliação técnica e por medida de segurança os técnicos da Autarquia decidiram manter o tráfego suspenso, de forma preventiva.
📆 8 de outubro de 2022 – Desabamento da ponte sobre o Rio Autaz Mirim
Ponte Autaz Mirim da BR-319 desaba no Amazonas
Associação de Amigos e Defensores da BR-319/ Divulgação
Horas depois da interdição, a ponte sobre o Rio Autaz Mirim, localizada no km 25, desabou. A travessia fica a dois quilômetros da ponte sobre o Rio Curuçá. Ninguém ficou ferido.
Imagens feitas por motoristas e moradores da região mostram pessoas fazendo a travessia com auxílio de canoas. “Foi um corre, corre. A ponte começou a estalar, seria outra tragédia”, diz uma das pessoas que fez o registro no local.
📆 12 de outubro de 2022 – Dnit sabia dos riscos em trechos de pontes
As pontes Autaz Mirim e sobre o Rio Curuçá desabaram na BR-319, no Amazonas
Associação de Amigos e Defensores da BR-319/Divulgação e Wiliam Duarte/Rede Amazônica
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes sabia, desde 2021, sobre os riscos em pontes da BR-319, no Amazonas. Em documento, publicado em 28 de dezembro daquele ano, no Diário Oficial da União (DOU), o superintendente regional do órgão, Afonso Luiz Costa Lins Júnior, disse que a BR-319 apresentava “riscos iminentes” às pessoas que trafegam pela ponte devido à “situação calamitosa” do trecho.
📆 25 de outubro de 2022 – Liberação de tráfego na ponte sobre o Rio Autaz Mirim
Rio Autaz Mirim, BR-319, no Amazonas.
Rede Amazônica
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes liberou para o tráfego de veículos no trecho sobre o Rio Autaz Mirim, na BR-319, onde uma ponte caiu. A passagem seca de 30 metros de extensão garantia o trânsito de pedestres e de veículos de um lado ao outro do rio.
📆 2 de novembro de 2022 – Balsa inicia travessia no Rio Curuçá
Balsa iniciou travessia sobre o rio Curuçá, na BR-174, nesta quarta-feira (2).
William Duarte/Rede Amazônica
A travessia de veículos feita por uma balsa no Rio Curuçá, no trecho onde desabou, teve início. Por meio de nota a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a balsa funcionava 24 horas por dia, com partidas a cada 30 minutos. O transporte é gratuito para todos os passageiros.
📆 5 de janeiro de 2023 – Retirada de destroços
Um trecho da BR-319, no Amazonas, foi interditado para a retirada de destroços da Ponte Rio Curuçá, três meses após o acidente. Segundo o Dnit, os trabalhos de retirada das estruturas de concreto tanto dos rios Curuçá quanto do Autaz-Mirim custaram mais de R$ 7 milhões aos cofres públicos.
📆 17 de fevereiro de 2023 – Ossada humana encontrada
Quinta vítima do desabamento na ponte da BR-319 foi identificada como João Nascimento Fernandes.
Arquivo pessoal
Restos mortais foram encontrados na região onde a ponte sobre o Rio Curuçá, na BR-319, no Amazonas, desabou. Após 48h, o Instituto Médico Legal (IML) confirmou que a ossada humana era de João Nascimento Fernandes, de 58 anos, que estava desaparecido desde o acidente. A vítima era a única que ainda estava desaparecida.
📆 12 de agosto de 2023 – Início da reconstrução da ponte Curuçá
Ponte sobre Rio Curuçá desabou em trecho da BR-319, no Amazonas
Ruthiene Bindá/Rede Amazônica
As obras da ponte sobre Rio Curuçá, na BR-319, começaram dez meses depois da queda da estrutura. Com a construção da ponte, as travessias dos rios Curuçá e Autaz-Mirim continuaram sendo realizadas por balsas.
📆 28 de setembro de 2023 – 1 ano depois
Três veículos foram retirados do Rio Curuçá.
CBMAM
Um ano após a tragédia, o Dnit disse ao g1 que não iria se manifestar sobre as causas do acidente antes da conclusão das investigações da Polícia Civil e da emissão do laudo técnico do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) que busca identificar o que poderia ter provocado o colapso na ponte.
Na época, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informou que o Inquérito Policial ainda não havia sido finalizado, e dependia de documentos a serem enviados pelo Dnit para dar continuidade ao processo.
📆 18 de maio de 2025 – Três anos depois
Construção da nova ponte sobre o Rio Curaçá
Vitória Valares/Rede Amazônica
A nova ponte sobre o Rio Curaçá, localizada no km 23 da rodovia BR-319, no município de Careiro da Várzea, deve ser entregue até setembro deste ano, informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. O fim das obras está previsto para ocorrer em setembro, mesmo mês em que se completam três anos do desabamento da antiga estrutura.
Ainda de acordo com o órgão, a obra da ponte sobre o Rio Curuçá foi retomada em dezembro do ano passado. Além dela, outra ponte, sobre Rio Autaz Mirim, também está sendo reconstruída, com previsão de ser entregue até novembro.
📆 31 de maio de 2025 – Aterro provisório desaba
Aterro sobre Rio Curuçá desaba e BR-319 segue interditada há mais de 40 horas
O aterro provisório utilizado para a travessia de veículos sobre o Rio Curuçá, no trecho onde uma das pontes da BR-319 desabou em 2022, foi destruído interrompendo completamente o tráfego na altura do quilômetro 23 da rodovia. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Dnit, o rompimento foi causado pela força da correnteza, intensificada pelo aumento do nível do Rio Curuçá.
📆 3 de junho de 2025 – Travessia paralisada sobre Rio Autaz Mirim
Trecho do Rio Autaz Mirim na BR-319 teve travessia interrompida após cabo de balsa romper.
Gato Jr./Rede Amazônica
A travessia de veículos sobre o Rio Autaz Mirim – no trecho onde uma das pontes da BR-319 desabou em 2022 – foi paralisada após o cabo de uma balsa se romper. Foi o segundo bloqueio na rodovia em menos de cinco dias. Não há cidades ou comunidades isoladas. O novo bloqueio ocorreu nas proximidades do quilômetro 25 da rodovia federal.
📆 4 de junho de 2025 – BR-319 totalmente interditada
Caminhões e carros em longa fila formada na BR-319 após desabamento de aterro interditar trecho da rodovia.
William Duarte/Rede Amazônica
A BR-319 continua totalmente interditada nos quilômetros 23 e 25, no Amazonas, após o desabamento de um aterro e um cabo de uma balsa se romper. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há previsão para liberação da rodovia.
Até a publicação desta reportagem, a única rota alternativa para chegar a Manaus tem sido retornar ao km 68, seguir pelo ramal São José até Iranduba e continuar pela AM-352. O trajeto leva cerca de duas horas a mais que o caminho bloqueado.
Acesso improvisado para balsa cede e BR-319 está interditada desde sábado, no Amazonas