Moradores precisam se cadastrar por SMS, enviado o número do CEP. O serviço vai informar sobre chuvas, pontos de atenção e orientações específicas para as regiões afetadas na cidade. Acúmmulo de água na Avenida Austrália forma um espelho d’água. Morador flagrou alagamento após a chuva da tarde desta sexta-feira (17).
José Ribeiro dos Santos
Os moradores de Mogi das Cruzes podem se inscrever para receber um alerta da Defesa Civil do município sobre chuvas, pontes de atenção e orientações para regiões afetadas na cidade.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
De acordo com a Prefeitura, para ter acesso ao serviço os interessados devem se cadastrar via SMS, enviando uma mensagem para o número 40199. Na mensagem o morador deve informar o número do CEP da residência dele.
A Prefeitura destaca que a mensagem é gratuita. O serviço trará informações sobre as chuvas, pontos de atenção e orientações específicas para as regiões afetadas na cidade.
LEIA TAMBÉM:
Famílias ficam desabrigadas por causa da chuva e são levadas para abrigo provisório em Mogi das Cruzes
Chuva causa transbordamento de rios e córregos e alagamentos em casas no Alto Tietê
A mensagem é gratuita. O serviço é semelhante ao realizado pelo órgão do estado, mas a Defesa Civil de Mogi das Cruzes enviará alertas específicos para os bairros e regiões de Mogi das Cruzes, de acordo com as informações das previsões climáticas.
Prejuízos das chuvas
De acordo com a Prefeitura, de sexta-feira (31) até domingo (2), Mogi das Cruzes registrou 164,9 mm de chuva. Isso é mais da metade do total previsto para o mês inteiro na cidade. Como comparação, no mês de fevereiro de 2024, o índice de chuva foi de 239,8 mm durante todo o mês.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que solicitou reforço da Defesa Civil do Estado e, dentro da Operação Verão, mantém o monitoramento dos pontos mais críticos cidade.
Neste trabalho, ações prioritárias estão sendo feitas em bairros como o Jardim Aeroporto, Jardim Santos Dumont e Jardim Layr. estes bairros margeiam o Córrego Oropó, que transbordou. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos segue trabalhando no local para desobstruir o córrego e ampliar sua capacidade de drenagem.
Desabrigados
Segundo a Prefeitura de Mogi, até o momento, cinco famílias, totalizando 20 pessoas, estão desabrigadas e foram encaminhadas para alojamento temporário da prefeitura municipal, com o suporte da Guarda Civil Municipal e de agentes sociais. Dezenas de outras famílias estão sendo atendidas com doações do fundo social e equipe de assistência social.
Assista a mais notícias