Após ser adiado duas vezes, prazo para entrega dos reparos na MG-167 termina neste mês
O prazo para a conclusão das obras na MG-167, entre Varginha e Três Pontas (MG), termina neste mês de setembro. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), os trabalhos seguem em fase final de execução e, desta vez, dentro do cronograma estabelecido.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
As obras foram iniciadas em 2022 e, ao longo dos últimos três anos, passaram por paralisações e sucessivos adiamentos. A primeira empresa vencedora da licitação realizou apenas 6% dos serviços e desistiu do contrato ainda em dezembro daquele ano. As intervenções ficaram paralisadas até fevereiro de 2024, quando foram retomadas após nova licitação.
Desde então, os prazos de entrega foram alterados: a previsão inicial era outubro de 2024, depois foi adiada para junho de 2025, e o último prazo estipulado é setembro de 2025.
Trecho da MG-167 entre Varginha e Três Pontas
EPTV/Reprodução
Segundo o DER, a fase atual inclui testes de sinalização, avaliação do pavimento e reparos finais na pista. Após a conclusão, o trecho será oficialmente entregue à Concessionária EPR Vias do Café, que ficará responsável pela manutenção permanente.
A MG-167 é considerada uma das rodovias mais movimentadas do Sul de Minas e atende aproximadamente 230 mil pessoas. Entre as melhorias já executadas estão a implantação de terceiras faixas, acostamentos e reforço na sinalização viária.
De acordo com estimativas do DER, apenas a construção da terceira faixa pode gerar uma economia anual de quase R$ 4 milhões em custos relacionados a acidentes de trânsito.
Enquanto as obras não são concluídas, a concessionária já realiza atendimento operacional emergencial, como socorro mecânico e serviço de guincho, em casos de pane ou acidente. No entanto, a manutenção da rodovia ainda é de responsabilidade do DER até a entrega definitiva.
Obras da MG-167 entre Varginha e Três Pontas devem ser concluídas ainda em setembro
EPTV/Reprodução
VÍDEOS: veja tudo sobre o Sul de Minas
Veja mais notícias da região no g1 sul de Minas