O 23 de abril, além de Dia de São Jorge, é também Dia Nacional do Choro, já que durante muito tempo acreditava-se que o principal artista conhecido pelo gênero musical havia nascido nessa data. Dia do Choro: Teresina terá espetáculo no Palácio da Música; entenda a data que homenageia o gênero
Divulgação
Nesta quarta-feira (23), além do Dia de São Jorge, o Santo Guerreiro, é também celebrado o Dia Nacional do Choro, um tipo de gênero musical. Em Teresina, para homenagear a data, o Palácio da Música será palco de um espetáculo do Grupo Cadência e da cantora Luíza Miranda.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O evento acontece na rua Santa Luzia, 1241, Centro Sul da capital, às 19h30. As apresentações têm entrada gratuita. Conforme a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), o choro é um dos gêneros mais autênticos e sofisticados da música instrumental brasileira.
O repertório do evento vai resgatar clássicos consagrados e trazer releituras que prometem encantar todas as gerações.
O Choro
O 23 de abril, além de Dia de São Jorge, é também Dia Nacional do Choro, já que durante muito tempo acreditava-se que Pixinguinha, principal expoente desta arte, nasceu na data. Contudo, o artista nasceu em 4 de maio. O maestro, compositor, arranjador, flautista e saxofonista, que morreu em 1973, é apontado como um dos principais responsáveis por consolidar o gênero.
O choro é um gênero musical brasileiro de origem popular, conhecido por sua natureza instrumental, ritmo rápido e improvisação. É um estilo que surgiu no Rio de Janeiro no final do século XIX, sendo considerado por muitos como o primeiro gênero musical urbano tipicamente brasileiro.
Em 2024, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou, nesta quinta-feira (29), o choro como o 53° Patrimônio Cultural Imaterial do país.
O choro tem um papel fundamental na história da música brasileira, influenciando outros gêneros como o samba e a bossa nova, e continua a ser um importante elemento da cultura popular brasileira.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube