Informação foi confirmada neste domingo (15) pela Polícia Militar do Amazonas. Material foi apreendido horas após o crime, no sábado (14), após denúncia anônima. Ninguém foi preso. Material apreendido foi levado à Delegacia Especializada de Roubos, Furtos e Defraudações
Divulgação/PMAM
Relógios, celulares, notebook e mais de R$ 2 mil em espécie roubados durante um assalto no Manauara Shopping, no sábado (14), foram recuperados pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) horas após o crime, em uma kitnet na Zona Norte de Manaus. A informação foi confirmada pela PM neste domingo (15).
Criminosos invadiram o centro de compras na Zona Centro-Sul de Manaus e dispararam tiros de arma de fogo após assaltarem uma joalheria. Segundo a polícia, uma funcionária do shopping foi usada como escudo humano e liberada após alguns minutos. Um suspeito foi preso, a moto usada pelos criminosos foi apreendida e não houve feridos.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
De acordo com a polícia, uma equipe da Ronda Ostensiva Candido Mariano (Rocam) recebeu denúncia anônima por um aplicativo de mensagens, por volta das 16h do sábado, informando que em uma kitnet, localizada na rua São Martinho, bairro Cidade de Deus, um dos criminosos envolvidos no assalto estaria escondido.
Com a chegada dos policiais ao local, um grupo de suspeitos teria conseguido fugir. As autoridades não informaram quantas pessoas estavam no imóvel. Ninguém foi preso.
No local, a polícia apreendeu:
01 arma de fogo tipo revólver cal. 38;
04 munições cal.38;
01 notebook cor cinza;
06 relógios;
04 celulares;
R$ 2.340,00 em espécie
Todo o material apreendido foi levado à Delegacia Especializada de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD).
LEIA TAMBÉM:
‘A gente começou a entrar em desespero’, diz funcionária sobre tiros em shopping de Manaus
Homem preso por tiros em shopping de Manaus tinha mandados de prisão em aberto por roubos no Pará, diz SSP
Prisão
Vídeo mostra ação da polícia na prisão de suspeito de assalto em shopping de Manaus
Clenilton Lima, 34 anos, até o momento, é o único integrante do grupo criminoso envolvido no assalto a ser preso. Ele foi encontrado tentando se esconder em uma área de vegetação nativa que fica na praça de alimentação do shopping. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que ele foi detido. Veja acima.
Segundo a Polícia Civil do Amazonas, o homem possuía dois mandados de prisão em aberto por roubos majorados no estado do Pará e estaria no Amazonas há 20 dias.
O homem foi preso em flagrante e deve responder pelos crimes de roubo triplamente majorado, com emprego de arma de fogo e restrição de liberdade, além de uso de documento falso. Com ele, foram encontradas joias, relógios, uma arma de fogo e munições.
O crime
Segundo clientes, os tiros começaram por volta das 11h10 e, logo em seguida, as lojas fecharam as portas com os consumidores ainda dentro. Alguns, inclusive, foram trancados dentro dos estoques por segurança.
Inicialmente, o coordenador de policiamento da Rocam, capitão Faustino, informou à Rede Amazônica que três criminosos teriam participado diretamente da ação. A informação foi rebatida horas depois pelo secretário adjunto de Segurança, Anézio Paiva, que informou, em coletiva de imprensa, não ser possível afirmar o número de suspeitos envolvidos na ação criminosa.
Imagens gravadas por pessoas que estavam no local mostram o momento em que dois criminosos deixam uma joalheria no piso superior do centro de compras. Em outro trecho, policiais militares correm atrás dos suspeitos procurando-os na área de mata dentro do shopping.
Criminosos invadem Manauara Shopping e disparam tiros de arma de fogo