Coleção de Bashar al-Assad tinha Lamborghini, Mercedes-Benz, Land Rover, Aston Martin e Bentley. Garagem de Bashar al-Assad incluem carros da Mercedes-Benz, Audi, Lamborghini e Ferrari
g1
Um vídeo divulgado por rebeldes que tomaram o poder na Síria mostra a quantidade absurda de carros de luxo da garagem do ditador Bashar al-Assad. Segundo o arquivo divulgado na internet, são mais de 40 veículos de luxo, encontrados em uma garagem em Damasco.
Assad faz parte da família que governou a Síria nos últimos 50 anos. O domínio do país o ajudou a acumular uma fortuna de aproximadamente US$ 2 bilhões, enquanto 70% da população do país vive abaixo da linha da pobreza.
O dinheiro possibilitou montar uma garagem em que há modelos das principais marcas de luxo do mundo: BMW, Toyota, Lexus, Jeep, Land Rover, Mercedes-Benz, Audi, Aston Martin, Cadillac, Lamborghini, Bentley, Rolls-Royce e Ferrari.
Veja no vídeo abaixo.
Rebeldes encontram carros de luxo na garagem de ditador sírio Bashar al-Assad
O g1 listou os carros mais importantes e os valores em reais, captados de plataformas online que disponibilizam o preço médio desses veículos por aqui.
Toyota Land Cruiser: R$ 200.000
Toyota FJ Cruiser
Imagens: internet
Um dos primeiros carros a aparecer no vídeo — quatro do mesmo modelo — é o Toyota Land Cruiser, um concorrente do Land Rover Defender. Esse é um dos carros mais “simples” da garagem do ex-ditador.
Os modelos das imagens são da geração de 2006, o mesmo que foi importado para o Brasil durante um curto período. O jipe da Toyota é equipado com motor 4.0 litros com seis cilindros em linha que disponibiliza 242 cv de potência. O câmbio é automático e a tração é nas quatro rodas.
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Lamborghini LM002: R$ 3 milhões
Lamborghini LM002
Imagem: internet
Um dos SUVs que mais chama a atenção da coleção de Bashar al-Assad é o LM002 de cor laranja, que visto logo no começo do vídeo. Fabricado de 1986 a 1993, o veículo já foi usado em confrontos no Oriente Médio, e foi a primeira tentativa da marca italiana para entrar no mundo off-road, sem grande sucesso.
Esse utilitário esportivo precede do Lamborghini Urus, atual SUV de luxo da marca. O design lembra um tanque de guerra, movido por um motor de 5.2 litros, com 12 cilindros em V e 48 válvulas. São 5 marchas manuais e, para dar alguma leveza, a carroceria é composta de alumínio e fibra de vidro.
Apesar disso, o SUV pesa 2,7 toneladas e seu tanque de combustível suporta até 290 litros. Hoje em dia, um SUV grandes, como o Grand Cherokee, possui tanque de 72 litros.
Atualmente, não existem modelos à venda no Brasil. Porém, é possível comprar um LM002 restaurado dos Estados Unidos pela módica quantia de US$ 500 mil que, em conversão direta, chegaria a R$ 3 milhões, fora os custos de importação e impostos.
Mercedes-Benz Classe S500 W221: R$ 450 mil
Mercedes-Benz S500 W221
Imagem: internet
Produzido globalmente entre 2006 e 2013, o Classe S é um dos carros mais luxuosos já fabricados pela montadora alemã. O Classe S de Assad pode ter diversas configurações de motor e de tamanho, o que dificulta a identificação do modelo no vídeo.
As versões mais potentes poderiam carregar um motor a gasolina com oito cilindros em V, com 6.0 litros e bi-turbo. A transmissão é automatizada de sete marchas.
Nas dimensões, ele poderia ser ainda mais exclusivo, dependendo do bolso e do gosto do cliente. A Mercedes oferecia versões com entre-eixos que variavam de 3,03 m a 4,31 m, sobretudo se fosse escolhida a versão com a distância entre-eixos alongada para dar mais conforto e espaço para os ocupantes.
No Brasil, existem versões à venda com valores que gravitam entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.
Aston Martin Rapide 2011: R$ 460 mil
Aston Martin Rapide 2011
Imagem: internet
O ditador da Síria certamente poderia ter um Aston Martin mais caro do que o Rapide 2011, que tem valor aproximado de R$ 460 mil e existem unidades à venda no Brasil. Outros modelos da marca inglesa podem chegar a um valor 10 vezes maior que isso.
Porém, o esportivo carrega um motor de 6.0 V12 que produz 470 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. A velocidade máxima do modelo é de 300 km/h.
Ferrari F50: R$ 18 milhões
Ferrari F50
Imagem: internet
Dentre todos os carros que se tem notícia, o mais raro (e caro) veículo de Assad é uma Ferrari F50. Apenas 349 unidades desse modelo foram fabricadas no mundo, entre 1995 e 1997. A exclusividade é tamanha que se mostra no altíssimo preço, estimado em US$ 3 milhões.
O motor fica localizado na parte traseira e a tração é jogada nas rodas de trás. O propulsor é V12 4.7 que entrega 512 cv — é praticamente um Fórmula 1 com dois assentos. Um extra para quem gosta de esportividade: o câmbio é manual de seis velocidades, como deve ser.
A F50 acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 324 km/h.
Mercedes-Benz SLS: entre R$ 1,5 milhão e R$ 6 milhões
Mercedes-Benz SLS AMG
Imagem: internet
Outro superesportivo de prestígio, inclusive por ter sido o modelo utilizado como Safety Car na Fórmula 1, é o Mercedes-Benz AMG SLS — o famoso “asa de gaivota”. O modelo foi produzido de 2010 a 2014 e teve diversas versões e séries especiais, motivo pelo qual o preço pode variar bastante.
O cupê esportivo tem portas que abrem para cima. E o motor dianteiro de 6,2 litros V8 é capaz de produzir 571 cv e 66 kgfm de torque, o que o faz acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, a mesma marca que a Ferrari F50.
Cadillac Escalade: Entre R$ 900 mil e R$ 2,5 milhões
Cadillac Escalade 2016
Divulgação | Cadillac
O Escalade é um dos maiores SUVs já produzidos pela GM no mundo (a Cadillac pertence ao grupo da Chevrolet). Na garagem do ditador sírio foi possível encontrar uma versão de 2016, que tem 5,69 metros de comprimento, 2,04 m de largura, 1,88 m de altura e 3,30 m de distância entre-eixos.
Para se ter noção, a distância entre-eixos desse SUV de luxo é maior que a da picape Toyota Hilux, com 3,08 m. O mais impressionante é o espaço para bagagem que, mesmo com a terceira fileira de bancos em pé, ainda é possível utilizar 1.113 litros do bagageiro.
Com a terceira fileira rebatida, o porta-malas tem duas vezes a capacidade de uma caixa d’água: são 2.172 litros.
Essa fazenda sobre rodas é empurrada por um motor V8 a gasolina com 6.2 litros que entrega 420 cv de potência e 63 kgfm de torque. A tração é direcionada para as quatro rodas e o tanque de combustível é de 117 litros.
Bentley Continental GT: R$ 1,5 milhão
Bentley Continental GT 2016
Imagem: internet
As imagens de baixa qualidade não colaboraram para a identificação do ano do modelo, mas dá para perceber que Bashar al-Assad gostava muito de carros ingleses. Além do Aston Martin e de alguns Land Rover, o ditador sírio também tinha um Bentley Continental GT, marca conhecida por seus carros exclusivos produzidos à mão.
Fabricado desde 2003 até hoje, o carro já deve diversos tipos de motor ao longo desses 21 anos. Contudo, é possível dizer que Assad tem uma unidade de 2024 ou anterior, pois a de 2025 tem apenas um farol na dianteira, enquanto as mais antigas possuem duas parábolas.
Desta forma, é possível arriscar que o motor do Bentley Continental GT do ditador tinha motor W12 (dois V6 em paralelo) que entrega 650 cv de potência e 67 kgfm de torque. Acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem de oito velocidades, o luxuoso esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e atinge 333 km/h de velocidade máxima.
Audi R8 V10: R$ 1,6 milhão
Audi R8 Cupê 2016
Imagem: Divulgação
O superesportivo da Audi também aparece na garagem de Assad. No caso do ditador, ele escolheu uma versão branca do cupê que tem motor 5.2 V10 central que disponibiliza 540 cv de potência, 610 cv na versão plus e 620 cv na configuração performance.
O cupê partilha a mesma plataforma do Lamborghini Gallardo e com tamanha cavalaria é possível acelerar de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e alcançar os 331 km/h.
Lamborghini Diablo 1991: R$ 1,7 milhão
Lamborghini Diablo VT
Imagem: internet
Assad é dono de um dos carros mais desejados do mundo, um ícone da década de 1990: Lamborghini Diablo. Um superesportivo semelhante foi vendido em leilão por US$ 376 mil, o que seria facilmente convertido para R$ 1,7 milhão em tempos atuais.
O cupê esportivo ganhou o nome Diablo (diabo, em português) em homenagem a um touro consagrado nas touradas, que lutou com o toureiro “El Chichorro” em 1869.
Produzido de 1990 a 2000, o carro tinha motor 5.7 V12 instalado no eixo traseiro. O câmbio era manual de cinco marchas e, acoplado ao propulsor, entregava 492 cv de potência. Esse conjunto acelerava de 0 a 100 km/h em quatro segundos e atingia a máxima de 325 km/h.
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