Uemg de Passos oferece tratamento gratuito com laser para dores nas costas
A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus de Passos, mantém um projeto de extensão que utiliza a tecnologia a laser no tratamento gratuito de dores nas costas.
📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram
A proposta combina ciência, inovação e atendimento à comunidade, oferecendo uma alternativa moderna e acessível para quem busca alívio e melhora na qualidade de vida.
O procedimento é realizado com equipamentos de última geração adquiridos com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Laser terapêutico: entenda como tecnologia pode ser aliada de quem sofre dores nas costas
EPTV/Reprodução
Terapia combinada
O laser é aplicado em associação a outras técnicas fisioterapêuticas, como roller, vacuoterapia e ultrassom. Essa combinação potencializa os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, reduz tensões musculares, estimula a microcirculação e acelera os processos de recuperação.
O tratamento pode ser indicado tanto para dores inespecíficas quanto para quadros pós-cirúrgicos. De acordo com a professora Fernanda Rossi Paulillo, docente de Biomecânica e Cinesiologia e coordenadora do projeto, a ação do laser vai além do alívio da dor.
“Nós temos o laser, que gera ação analgésica e anti-inflamatória, ao mesmo tempo que a gente tem o estímulo mecânico dessas terapias combinadas, propiciando o relaxamento muscular. Essas técnicas melhoram a microcirculação,” explica.
Laser é associado à outras técnicas para auxiliar no alívio das dores
EPTV/Reprodução
Antes de iniciar as sessões, os pacientes passam por uma avaliação completa, que inclui análise postural, composição corporal, força muscular, nível de dor e até aspectos cognitivos e de memória; estes últimos associados a estudos sobre o envelhecimento.
O atendimento é conduzido por uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, além de estudantes de medicina, biomedicina e educação física.
Além do tratamento para dores nas costas, o projeto já desenvolve pesquisas que relacionam saúde física e mental e, para os próximos anos, deve expandir o atendimento para condições como lipedema, sarcopenia e cicatrização de feridas, também utilizando a tecnologia a laser.
Como participar
Os interessados em participar devem entrar em contato pelo e-mail fer.nanda.rp@hotmail.com, onde recebem orientações sobre a triagem inicial.
Após essa etapa, o paciente é encaminhado para o tratamento, que é oferecido de forma totalmente gratuita no laboratório da UEMG de Passos.
Projeto deve expandir atendimento para condições como lipedema, sarcopenia e cicatrização de feridas, também utilizando o laser
EPTV/Reprodução
VÍDEOS: veja tudo sobre o Sul de Minas
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas