Cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (6), na Câmara Municipal de Salvador, com amigos e familiares do apresentador da TV Bahia. Ricardo Ishmael recebeu o título de Cidadão Soteropolitano nesta sexta-feira (6)
Divulgação
O escritor, jornalista e apresentador da TV Bahia Ricardo Ishmael recebeu o título de Cidadão Soteropolitano, na noite sexta-feira (6), na Câmara Municipal de Salvador. Aberta ao público, a cerimônia reuniu familiares e amigos do baiano.
Eu Te Explico #1: Saiba como surgiu o nome soteropolitano
Ricardo Ishmael nasceu em Serrinha, município a 190 km da capital baiana, mas se mudou para a cidade em 2005. Durante o discurso, o apresentador falou sobre a relação criada com o território soteropolitano ao longo desses 19 anos.
“De fato, virei cidadão dessa terra, que é a minha terra, que é o meu lugar, e sempre foi… em sentimento, em querer e agora também em papel”, disse o apresentador na abertura do discurso.
A oferta do título aconteceu após uma indicação do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB). A cantora Mariene de Castro, a pesquisadora Nancy de Souza, mais conhecida como Vovó Cici, o babalorixá Pai Pote de Santo Amaro e o Padre Lázaro Muniz estão entre os convidados do jornalista que integraram a mesa de homenagens.
Biografia
Escritor e jornalista Ricardo Ishmael vai receber o título de Cidadão Soteropolitano.
Divulgação
Ricardo é formado em Comunicação Social pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e atua na área há mais de 20 anos. Já passou por funções como produção, edição e reportagem, onde chegou a ser reconhecido nacionalmente com os prêmios ABECIP Responsabilidade Social e Direitos Humanos da Ordem dos Advogados da Bahia Seção Rio Grande do Sul (OAB/RS).
Atua como jornalista da Rede Bahia/TV Globo desde 2001. Em 2003 foi estagiário na Redação de Jornalismo da TV Globo em São Paulo. Em 2005 se mudou de Vitória da Conquista, no sudoeste baianao, para Salvador. Em 2010, foi promovido a apresentador titular do Jornal da Manhã, chegando a 14 anos à frente do telejornal.
O jornalista também participou da elaboração dos documentários “Bicentenário da Independência – Heróis e Heroínas da Liberdade” e “Ilê Aiyê – A Casa do Mundo” e tem experiência em coberturas internacionais, como a canonização da Santa Dulce dos Pobres (2019) e a turnê internacional do Ilê Aiyê no Marrocos (2024).
Como escritor, Ricardo Ishmael tem seis livros publicados, sendo um para adultos e cinco para o público infanto-juvenil. As obram somam mais de 100 mil exemplares vendidos e adotados por escolas.
Além da formação em jornalismo, Ricardo também é licenciado em História pela Universidade Estadual (Uefs) e Roteiros para TV, Cinema e Vídeo (FJA).
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻