Vereador Leandro Pastel é cassado após suspeitas de violar normas de conduta do cargo
O vereador Leandro Pastel (PP), que teve o mandato cassado pela Câmara de Jarinu (SP) na sexta-feira (29) por suspeita de violar normas de conduta, afirmou que vai recorrer da decisão. A TV TEM teve acesso aos áudios usados como prova contra o vereador no processo movido pela Casa de Leis.
Leandro Cardoso de Lima, conhecido como Leandro Pastel, foi eleito vereador de Jarinu em 2020 e reeleito em 2024.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
De acordo com a investigação da Câmara, ele foi acusado pelo secretário de Mobilidade e Planejamento Viário, Hélio Calixto Ferreira, de quebra de decoro parlamentar. A denúncia aponta que Leandro teria solicitado o cancelamento de multas de trânsito em benefício próprio e de familiares.
Em um áudio divulgado pelo secretário, que faz parte do processo, o vereador pede a anulação das penalidades e questiona o motivo de o servidor não atender aos seus pedidos.
“Eu vou levar a multa aí também para você tirar a multa aí, e os pontos aí também, tá bom? Sei que você tem o poder para tirar para nós aí, beleza? Tá meio estranho você não atender meus pedidos, eu achei meio estranho, mas aí eu achei o motivo, entendeu? Achei qual o motivo que você não quer atender os meus pedidos, entendeu? Mas eu não vou revelar não, Hélio, eu vou procurar ser ético nessa parte aí.”
À esquerda, secretário de Mobilidade e Planejamento Viário, Hélio Calixto Ferreira; à direita, o vereador Leandro Pastel (PP)
Divulgação
A denúncia também aponta que o vereador integrava um grupo no WhatsApp que compartilhava informações sobre operações de fiscalização de trânsito, com o objetivo de ajudar motoristas irregulares a escaparem de autuações. Segundo a acusação, Leandro teria enviado áudios alertando sobre pontos de fiscalização.
Em um dos áudios, ele diz:
“Pessoal, só pra avisar aí quem tá irregular, quem tá com a sua documentação em débito aí, tá? Tá tendo blitz aqui perto da rodoviária, perto da nossa unidade mista de saúde aí, tá bom? Então quem tiver irregular aí, regularize, tá? E evite passar aqui porque eles estão apreendendo moto e carro”, diz o áudio.
Pedidos de cancelamento de multas e informações sobre fiscalizações de trânsito levam à cassação do vereador Leandro Pastel em Jarinu (SP)
Reprodução/TV TEM
A decisão de cassação também considerou publicações do vereador que teriam incitado crimes e ataques à Secretaria de Mobilidade, além de uma fiscalização considerada irregular em uma unidade de saúde da cidade, conforme explicou o diretor da Câmara de Jarinu, Gerson Orlato.
“A assessora dele teria ido até uma unidade hospitalar da Secretaria de Saúde, teria adentrado em espaços restritos, sem agendamento prévio.”
Uma perícia realizada nos áudios, solicitada pelo próprio vereador, confirmou que o conteúdo é verdadeiro e que as mensagens foram enviadas por ele. Leandro, no entanto, afirma que os áudios foram divulgados fora de contexto.
“A gente vai brigar via judicial agora. Não aconteceu nada disso. Não foi dessa forma, totalmente fora de contexto esses áudios que acabaram soltando aí nessa investigação contra mim. Foi eu que pedi a perícia, mas totalmente fora de contexto isso”, afirma.
Após os trâmites legais, a ex-vereadora Marlene Lorencini (PP) deve assumir a cadeira deixada por Leandro.
Vereador Leandro Pastel, do PP, é cassado em Jarinu (SP)
Câmara de Jarinu/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM