Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o número de internações por fraturas de fêmur na rede pública passou de 216 em 2022 para 274 registros em 2024. Ministério da Saúde aponta que número de mortes de idosos causadas por quedas aumentou
Em São José do Rio Preto (SP), o número de internações de idosos com fraturas de fêmur, ocasionadas por acidentes ou quedas, cresceu 26% em dois anos. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo o município, foram 216 internações em 2022. No ano de 2023 foram registrados 249 atendimentos desse tipo. Já em 2024, foram 274, o que representa crescimento de mais de 26% ao longo de dois anos.
Além disso, o Hospital de Base (HB), referência em saúde na região, realizou, neste ano, 115 cirurgias para tratar lesões subdurais crônicas provocadas por quedas. Essas lesões, causadas pelo acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio, estão entre as complicações mais graves entre os idosos.
Tendência nacional
A situação em Rio Preto reflete uma tendência nacional. Dados do Ministério da Saúde apontam que, nos últimos 10 anos, o número de óbitos por quedas de idosos no Brasil cresceu 58,88%, passando de 8.775 mortes em 2013 para 13.942 em 2023. No ano passado, quase 300 mil idosos foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) após sofrer algum tipo de queda.
Idosos sofrem com fraturas de fêmur em São José do Rio Preto (SP)
Reprodução / TV TEM
Fatores de risco
Cerca de 40% dos idosos com 80 anos ou mais sofrem pelo menos uma queda ao ano, segundo o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. As principais causas incluem fraqueza muscular, problemas de equilíbrio, uso de medicamentos que prejudicam a estabilidade, como psicotrópicos e anti-hipertensivos, além de doenças como osteoporose e artrose.
Fatores em ambientes externos também aumentam o risco: má iluminação, tapetes soltos, objetos espalhados e a ausência de barras de segurança em áreas como o banheiro são alguns exemplos.
Atendimentos
Em Rio Preto, idosos que sofreram quedas ou têm dificuldade de locomoção podem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que realizam consultas e orientam sobre cuidados preventivos. O Centro de Reabilitação do município oferece fisioterapia e acompanhamento especializado para a recuperação de lesões.
A prefeitura destaca que a rede de saúde está preparada para atender casos de urgência e encaminhar pacientes para tratamentos mais complexos, quando necessário.
Além do atendimento médico, prevenir quedas é uma das estratégias mais eficazes para proteger a saúde dos idosos. Adaptar o ambiente doméstico, com instalação de barras de apoio, reorganização de móveis e melhoria da iluminação, pode reduzir significativamente os riscos.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM