Brasileiro dá a volta na Irlanda para arrecadar fundos para resgate marítimo voluntário
Um brasileiro natural de São José dos Campos (SP) está realizando uma jornada desafiadora: dar a volta completa na costa da Irlanda a pé. Vinicius Soares Cardoso já concluiu mais da metade da viagem, enfrentando o clima instável e inúmeros quilômetros por uma causa nobre.
O desafio, batizado por ele de “Running for life” (Correndo pela vida), foi criado para uma missão solidária: arrecadar fundos para a Royal National Lifeboat Institution (RNLI), uma instituição de caridade que opera os “lifeboats”, que são os barcos de resgate marítimo tripulados por voluntários na Irlanda.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A inspiração veio de um amigo próximo que atua como voluntário na organização. Ao ver a dedicação e a importância do trabalho, Vinicius decidiu unir sua paixão por trilhas e pela Irlanda a uma campanha de financiamento coletivo.
Essa não é a primeira vez que o joseense se aventura em uma jornada tão longa. No ano passado, ele já havia concluído a “Ireland Way”, uma trilha que percorre o país de sul a norte, demonstrando seu preparo e determinação para desafios de longa distância.
A corrida se tornou essencial para ele no momento em que perdeu o pai, em 2017. Ele conta que foi o que precisava para colocar a cabeça no lugar. Na época, ele já corria distâncias curtas por causa dos treinos de jiu-jitsu, mas foi então que passou a se dedicar às longas distâncias.
Brasileiro dá a volta na Irlanda para arrecadar fundos para resgate marítimo voluntário
Arquivo Pessoal/Vinicius Soares Cardoso
Além da dificuldade fisiológica e a inconstância climática, Vinicius conta que também trabalha diariamente a saúde mental, já que passa a maior parte do tempo sozinho nas ruas e precisa se virar quando surge um problema.
“É um desafio físico, mas também mental. Eu preciso estar com o meu mental afiado, sempre, sabe, focado. Às vezes, por exemplo, eu corro quase 60 quilômetros, no final do dia, exausto, cansado, todo dolorido, mentalmente exausto, tô aqui numa barraca sozinho, sem ninguém pra conversar, sabe, então isso também trabalha a mente, isso também, sabe, é uma outra parte do desafio”, completa.
Ele está registrando toda a aventura em suas redes sociais, onde posta fotos das paisagens deslumbrantes, compartilha os desafios do dia a dia. A meta da campanha é arrecadar 9 mil euros (cerca de R$ 50 mil). Até o momento, a iniciativa já garantiu pouco mais de 4 mil euros, quase metade do objetivo.
O atleta conta que sempre foi fascinado pela cultura irlandesa e que quando teve a oportunidade, aos 24 anos, decidiu se mudar para lá.
“Muitos dos amigos irlandeses falam para mim, meu, você sabe mais da história da Irlanda do que os próprios irlandeses. Eu também tô aprendendo um pouco da língua irlandesa”, disse o aventureiro.
Agora, com a volta ao longo do litoral irlandês, Vinicius não só explora as belezas do país que ama, mas também contribui para a segurança de quem se aventura no mar, transformando sua paixão em um ato de solidariedade.
Brasileiro dá a volta na Irlanda para arrecadar fundos para resgate marítimo voluntário
Arquivo Pessoal/Vinicius Soares Cardoso
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina