E para dar apoio aos brasileiros que estão em Kiev, a Embaixada do Brasil na capital ucraniana disponibilizou um trem destinado a cidadãos brasileiros e latino-americanos, registrados junto à embaixada, que saiu de Kiev com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país, nesta sexta-feira (25), às 22h (hora local), 17h pelo horário de Brasília.
Representantes da embaixada brasileira estavam na estação para receber os passageiros e dar orientações. Outros trens da companhia ucraniana UZ devem sair de Kiev ao longo do dia de hoje. É preciso chegar à estação com bastante antecedência e apenas se considerar seguro.
A embaixada ressaltou ainda que os horários e destinos podem mudar a qualquer momento e destacou que a situação de segurança continua instável. O governo brasileiro está estudando a possibilidade de apoio no transporte de pessoas para as fronteiras perto de Lviv, com deslocamento posterior para Bucareste e Varsóvia.
A orientação é que os cidadãos brasileiros e seus familiares que forem viajar estejam munidos de documentos pessoais e levem somente o essencial, além de água e comida, já que as viagens estão demorando mais do que o normal. Além disso, os passageiros devem enviar o nome completo e número de documentos por mensagem para o plantão consular no telefone +380 50 384 5484.
As informações sobre os destinos e horários dos trens estão sendo atualizadas pelo perfil da Embaixada do Brasil em Kiev no Twitter e em um grupo do Telegram, cujo link está também no Twitter.
A prefeitura de Kiev determinou toque de recolher de 17h deste sábado até 8h de segunda-feira, dia 28. O pedido do governo local é que as pessoas não saiam à rua neste horário em nenhuma hipótese.
Internacional Brasília 26/02/2022 – 16:02 Bianca Paiva / Nathália Mendes Beatriz Albuquerque – Repórter da Rádio Nacional Ucrânia Rússia invasão da Ucrânia brasileiros na Ucrânia sábado, 26 Fevereiro, 2022 – 16:02 1:40