Proprietário foi levado para delegacia, e só será liberado mediante pagamento de fiança. Pena pode chegar a cinco anos de reclusão. Empresário é preso por despejar dejetos de banheiro químico no Rio Piracicaba, em Americana
Uma empresa especializada em banheiros químicos foi autuada por crime ambiental após ser flagrada realizando descarte irregular de resíduos no Rio Piracicaba, na tarde desta quinta-feira (24). A ocorrência aconteceu na Rua Romeu Montovani, no Distrito Industrial, em Americana (SP).
Segundo a DIG de Americana, após uma denúncia anônima, um funcionário foi flagrado descartando dejetos no local. O homem, que trabalhava no empreendimento há três dias, alegou que cumpria ordens diretas do dono da empresa.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Ainda conforme a polícia, os agentes constataram no local que a empresa mantinha 160 banheiros químicos, sendo 33 alocados em via pública. Um dos caminhões da empresa apresentava vazamentos de efluente sanitário, e dois outros contêineres armazenavam lodo sem impermeabilização.
Empresa de banheiros químicos de Americana é flagrada realizando descarte de resíduos no Rio Piracicaba.
Divulgação/DIG Americana
O proprietário da empresa foi levado para delegacia, e só será liberado mediante pagamento de fiança no valor de 10 salários mínimos. Caso o valor não seja pago, ele será encaminhado à cadeia pública de Sumaré (SP). O funcionário foi ouvido e liberado.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi acionada para o local e confirmou as irregularidades ambientais. A Polícia Científica também foi acionada e atestou a ocorrência de poluição ambiental.
O advogado que representa o proprietário da empresa afirma que as ações estão dentro da legalidade.
Empresa de banheiros químicos de Americana é flagrada realizando descarte de resíduos no Rio Piracicaba
Divulgação/DIG Americana
O que diz a Cetesb?
“A Agência Ambiental de Americana deslocou uma equipe ao local e identificou o lançamento irregular de efluentes provenientes da limpeza de banheiros químicos. O material foi despejado em via pública, alcançando a galeria de águas pluviais. Com base na vistoria realizada, será definida a penalidade administrativa cabível”.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
.
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas