A partir de uma decisão judicial, o transporte da capital passou a ser administrado pela Prefeitura. CTmac informou que apenas uma empresa ainda não aderiu às mudanças. Empresas têm até 31 de dezembro para aderir ao novo sistema
Mariana Ferreira/g1
Segue até 31 de dezembro em Macapá o processo de cadastro e recadastro para usar o novo sistema de bilhetagem dos ônibus. A mudança ocorre a partir de uma decisão judicial que passou a administração dos coletivos da capital para a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).
O prazo que encerraria no último dia 13 deste mês foi prorrogado após uma alta procura por parte dos usuários. Em relação às empresas, a CTMac informou que das três que atuam na capital, apenas a Expresso Marco Zero ainda não aderiu ao sistema.
Em nota, a empresa informou que aguarda o desfecho do inquérito civil aberto pelo Ministério Público para apurar a contratação de novo sistema de bilhetagem e do processo judicial que deve prosseguir no STJ. (leia nota na íntegra no final desta matéria).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Novo sistema de bilhetagem do transporte público de Macapá será administrado pela CTMac
🚌 Como funciona a bilhetagem atualmente?
A diretora-presidente da CTMac, Patrícia Almeida, informou que até o fim do ano, a população deve usar tanto o cartão emitido pela CTMac quanto o do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), isso porque a frota da Expresso Macapá ainda não se adaptou ao novo sistema.
Nos coletivos dessa empresa estão sendo aceitos os cartões do Setap, mas, de acordo com a diretora-presidente, se ao fim do prazo a Expresso não se adaptar, os ônibus devem ser substituídos.
“Temos uma única empresa, que ainda estava no sistema do Setap e essa foi notificada. Estamos aguardando para que ela fizesse a migração do sistema para o da CTmac, e ela não fazendo. Assim que a gente instituir o sistema, ou ela faz, ou será substituída por novas rotas”, detalhou Patricia.
A diretora destacou ainda que a empresa já enviou a documentação para realizar a mudança. Apesar disso, falta trocar os equipamentos dos coletivos para poder aceitar os novos cartões.
A mudança na bilhetagem ocorre após 23 anos de administração por parte do setor privado.
🚌 O que muda com o novo sistema?
A ideia por parte da prefeitura é concentrar os serviços num único cartão, por isso, os antigos cartões emitidos pelo Setap devem ser cancelados em 31 de dezembro.
Entre os benefícios apontados pela Companhia, o novo gerenciamento deve prever facilidade em recarregar cartão e vale-transporte.
“Estamos fazendo uma transição com muita responsabilidade para não prejudicar ninguém. Queremos reforçar aqui que o nosso trabalho é amparado por uma decisão judicial. Tudo isso para melhorar o sistema do transporte coletivo em Macapá”, destacou Patrícia de Almeida, diretora-presidente da CTMac.
💳 Como emitir o novo cartão? O processo ocorre de forma online ou presencial. (veja endereços de atendimento abaixo).
Aplicativo para android
Aplicativo para IOS
Para cadastro de estudantes é necessário preencher dentro do aplicativo dados como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone, escolaridade (grau; série), Código de Endereçamento Postal (CEP), bairro, logradouro, número, complemento, estado e cidade.
O estudante deve informar também o local de ensino ao qual pertence e anexar uma foto 3×4 com fundo branco e sem adereço. Além da foto dos seguintes documentos:
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
Registro Geral (RG);
Comprovante de residência;
Matrícula Escolar.
Após esse processo, o pedido será enviado para análise. Já o recadastro, quando necessário, será divulgado previamente pela CTMac.
Cadastro presencial
Para quem preferir realizar o cadastro de forma presencial foi disponibilizado pela prefeitura o espaço da CTMac, localizado na Avenida Iracema Carvão Nunes, 298, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.
Vale-transporte
Em relação aos trabalhadores, a orientação é que a empresa cadastre o funcionário no site da Prefeitura de Macapá. Na plataforma o empregador deve anexar os documentos do trabalhador e solicitar o cartão.
Rotas do transporte público
O serviço é de responsabilidade também da Prefeitura. De acordo com a CTMac, os agentes verificam a necessidade da população e a partir disso, incluem novos itinerários.
A CTMac informou que, atualmente, há em média 100 ônibus circulando na capital. Ainda segundo a companhia, com a mudança na administração a promessa é aumentar o quantitativo de ônibus circulando na cidade e qualidade desses veículos.
Nota Empresa FK Transportes (Expresso Macapá)
A Empresa FK Transportes (Expresso Macapá) informa que aguarda o desfecho do inquérito civil aberto pelo Ministério Público para apurar a contratação de novo sistema de bilhetagem e do processo judicial que deve prosseguir no STJ. O próprio MP, ao instalar o procedimento, viu graves indícios de irregularidades. A empresa não se opõe a aderir ao novo sistema mas não concorda com a ausência de transição, o que está prejudicando usuários do sistema de transporte público.
Dentre as irregularidades estão celeridade injustificada no procedimento de inelegibilidade de licitação e ausência de dotação orçamentária consignada no exercício 2024 para a referida contratação, além de pagamentos à empresa contratada antes mesmo da prestação dos serviços, com lesão aos princípios norteadores da administração pública.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: