Bispo Dom Joaquín Pertiñez disse ainda que, pelo discurso do novo papa, há uma tendência de que ele deva priorizar a causa indígena, por ter vivido parte da religiosidade no Peru. Papa Leão XIV foi anunciado como líder da Igreja Católica na última quinta-feira (8) e repercutiu em todo o mundo. Bispo Dom Joaquín Pertiñez, da Diocese de Rio Branco, fala sobre escolha do papa Leão XIV
Diocese de Rio Branco e Getty Images via BBC
O anúncio do norte-americano Robert Francis Prevost como papa Leão XIV surpreendeu o mundo católico na última quinta-feira (8). Fieis católicos celebraram a escolha do religioso de 69 anos após três votações no conclave do Colégio dos Cardeais no Vaticano.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Segundo o bispo Dom Joaquín Pertiñez, o perfil dele aponta para um pontificado prioritário aos povos indígenas, já que parte da trajetória do religioso foi no Peru.
“Ele estará muito identificado na causa indígena, isso sem dúvida nenhuma. E ontem [8] ele citou várias vezes o papa Francisco e, sobretudo, falou várias vezes sobre a paz, de sermos pacificadores neste mundo de tanta violência, tanta guerra desnecessária”, disse em entrevista à rádio CBN Amazônia Rio Branco nesta sexta-feira (9).
LEIA TAMBÉM:
Embaixada do Brasil no Vaticano posta imagem de Leão XIV no Cristo Redentor e cita continuidade do legado de Francisco
Dois grandes aliados: Francisco aconselhou o cardeal Prevost a sorrir e não perder o senso de humor
Missa de entronização do papa Leão XIV será no dia 18 de maio, anuncia Vaticano
Leão XIV: Cardeal Robert Prevost faz juramento antes de conclave que o elegeu papa
Além disto, falou que a escolha foi importante, tendo em vista que ele também fazia parte do Dicastério para os Bispos do Vaticano, que é o departamento da Cúria Romana responsável pela nomeação e formação dos bispos da Igreja Católica de todo o mundo.
Há uma coincidência entre o papa e o bispo da capital acreana: ambos fazem parte da mesma ordem, a de Santo Agostinho.
“Ele é agostiniano, mais é de outro âmbito. Somos da mesma família, mas somos duas ordens separadas. Ele foi gerado da ordem dos agostinianos e trabalhou perto, onde nós trabalhamos”, complementou.
Dom Joaquín destacou ainda a importância de uma liderança que compreenda as realidades e desafios do continente americano, e considerou que a eleição de Leão XIV pode fortalecer a presença da Igreja na região amazônica e em outras áreas da América Latina, onde os desafios sociais e ambientais são cada vez maiores.
“Esperamos que ele seja construtor de pontes. Isso significa ‘pontífice’, o papa que é chamado a criar pontes de união, chamado para unir, não para separar. Espiritualmente, a ponte entre Deus e a humanidade, uma ponte de modo duplo, todas as graças vem do alto. Então esperamos que, também como o papa Francisco, devemos construir pontes e não muros”, comentou o bispo.
Em entrevista à CBN Rio Branco, dispo Dom Joaquín Pertiñez fala sobre o conclave que elegeu o papa Leão XIV
Reprodução/CBN Rio Branco
Papa Leão XIV
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi eleito no conclave e será conhecido a partir de agora como papa Leão XIV.
A tão esperada fumaça branca que anuncia a eleição do novo papa saiu às 13h07 de quinta-feira (8) da chaminé da capela Sistina, no segundo dia de votações.
Papa Leão XIV ao ser apresentado aos fiéis na Praça São Pedro
Reuters/Claudia Greco
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost tem 69 anos e se torna o primeiro papa norte-americano da história da Igreja. É também o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante.
Apesar da origem norte-americana, Prevost construiu grande parte de sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru. Foi lá que se destacou até alcançar os cargos mais altos da Cúria Romana.
Ao ser eleito, ocupava duas funções importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos — órgão responsável pela nomeação de bispos — e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
Fumaça branca indica que novo papa foi escolhido
Reuters/Yara Nardi
Como foi o conclave
O conclave para a eleição do novo papa começou na quarta-feira (7), com a presença de 133 cardeais – sete deles são brasileiros. Na primeira rodada da votação, na quarta à tarde, deu fumaça preta.
O mesmo ocorreu após a segunda e a terceira rodadas, na manhã desta quinta. Para a tarde, havia a previsão de uma quarta rodada de votação perto de 12h30 (no horário de Brasília) – a fumaça branca saiu por volta das 13h07 (de Brasília).
Especialistas explicam que nome escolhido pelo Papa Leão XIV indica ligação com o Papa Francisco
VÍDEOS: g1