Ex-atriz e jornalista Rejane Schumann é encontrada em condições de extrema vulnerabilidade, em Porto Alegre
Reprodução/ RBS TV
A ex-atriz e jornalista Rejane Schumann, de 76 anos, foi encontrada em condições de vulnerabilidade, morando sozinha, com quatro cães e três gatos, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Em uma ação da 15ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, equipes resgataram os animais.
Segundo a inspetora Mari Menezes, que participou da ocorrência, a polícia foi acionada após denúncias de vizinhos. A protetora de animais Deise Falci também acompanhou a ação.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Os animais foram encaminhados para atendimento veterinário. “Os cachorros acabaram comendo todo o colchão dela de estresse. Ela estava dormindo na mola pura do colchão”, descreve Menezes.
Durante a ação, Rejane contou às autoridades sua trajetória profissional. Ela disse ter sido atriz de novelas como “O Astro”, “Pai Herói” e “Dancin’ Days”, além de ter atuado como jornalista na antiga TV Manchete, no Rio de Janeiro. Também mencionou participação em um filme com Teixeirinha.
De acordo com a inspetora, a idosa demonstrava momentos de lucidez, mas apresentava sinais de perda de memória recente.
Uma sobrinha foi localizada e está em contato com a Polícia.
Mari conta que Rejane concordou em doar os quatro cães, reconhecendo não ter condições de cuidar deles. Já os gatos poderão retornar ao apartamento após tratamento veterinário, caso a família cuide da idosa e garanta a manutenção do imóvel.
Enquanto isso, os animais seguem em uma clínica veterinária sob os cuidados de protetores.
O apartamento estava sem luz elétrica, sem alimentos e em condições precárias de higiene. Voluntárias, acionadas por vizinhos, ajudaram a limpar o local e instalaram lâmpadas.
“A gente acredita que as coisas que as pessoas levam pra ela, ela doa para os moradores de rua e acaba não comendo”, relatou a escrivã.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS