Veja como foram as primeiras horas do evento que ocorre pela primeira vez na capital paraense. Programação totalmente gratuita nesta quarta-feira (27)é na Estação das Docas e transmitida pelo g1. LED Belém: Telões foram colocados em locais estratégicos da Estação das Docas
Beatriz Reis/g1 Pará
O Festival LED Belém reúne milhares de pessoas nesta quarta-feira (27) na Estação das Docas, cartão-postal da capital paraense. Estudantes e professores estão entre o público de mais de 7 mil inscritos em busca conhecimento e aperfeiçoamento na primeira edição do evento na cidade das mangueiras.
“Como é uma novidade para gente em Belém, espero que nos melhore como profissional e pessoa, e que nos inspire no trabalho no dia a dia”, comentou a professora Filomena Gomes, que leciona há 30 anos.
COBERTURA EM TEMPO REAL: veja como foi aqui
São oficinas, mesas e palestras, com a principal programação no Teatro Maria Sylvia Nunes. A mesa de abertura teve mediação do professor e apresentador João Luiz Pedrosa. A primeira programação discutiu como a ancestralidade é essencial para manter viva a história de um povo e também refletir o futuro do Brasil.
Entre os participantes, as cantoras Dona Onete e Gaby Amarantos, que fizeram um dueto musical – veja no vídeo abaixo.
Dona Onete e Gaby Amarantos fazem um dueto no Festival LED, em Belém
Gaby elogiou a iniciativa do evento e ressaltou a importância de dar “protagonismo” para as pessoas desse do Pará, citando que esse movimento será importante na COP30, que ocorre em 2025.
“Super importante, porque vamos receber a COP30 e trazer o mundo inteiro para cá. Esse protagonismo precisa ser nosso, dos artistas e das pessoas desse estado. O LED só ganha e mostra que seu compromisso real com a educação desse país é concentra. Estou muito feliz por abrir essa cerimônia”, diz Gaby Amarantos.
O público faz fila e se reveza entre as mesas para aproveitar intensamente a programação do Festival LED Belém.
Educadores de outra regiões também estão no Festival, como Luciene Mendes, que é professora em Marabá, distante 500 quilômetros de Belém.
“Espero encontrar muita luz mesmo porque os jovens merecem algo melhor na educação”, afirmou – veja no vídeo abaixo.
Festival LED Belém reúne milhares de pessoas na Estação das Docas
O Festival LED Belém é uma realização Globo e Fundação Roberto Marinho, com apoio da TV Liberal e Canal Futura e apoio estratégico do Sebrae. O evento é parte do Movimento LED – Luz na Educação, uma iniciativa Globo e Fundação Roberto Marinho que mapeia, ilumina e reconhece práticas que estão transformando vidas através da educação.
Ancrestralidade
Dona Onete, que além de cantora foi professora, destaca a importância da educação na vida das pessoas, afirmando que só assim, como foi o tema do seu painel, pode respeitar a história de um povo e pensar em um futuro.
Festival LED Belém: Trajetórias ancestrais: como o passado pode guiar futuros mais inclusivos
Beatriz Reis/g1 Pará
“Como professora, eu achei que foi muito bom, mas precisamos de mais espaços para falar mais. Poderíamos até nós, do Pará, começar a falar das nossas coisas, porque terá a COP30. Falando como artista, mostramos que somos cultura do nosso Pará. Já estamos no mundo”, conta Dona Onete.
Além das cantoras Gaby Amarantos e Dona Onete, Maria Vilani (escritora e ativista da educação e cultura) e Sâmela Sateré Mawé (bióloga e comunicadora indígena) participaram da discussão.
Festival LED Belém
Reprodução/Futura
Ainda no Palco LED Inspira, a segunda mesa foi com tema “Uma geração que faz e acontece”, com Ana Rodrigues (gerente de educação empreendedora do Sebrae Nacional), Guilhermina Abreu (cofundadora e CEO do Embaixadores da Educação), Mitico (podcaster e youtuber), Natalia Mapuá (ativista e diretora executiva da COJOVEM) e mediação de Tainá Aires (jornalista e apresentadora da TV Liberal).
A programação segue até as 20h. Ao todo, são 50 palestrantes em 20 atividades, como mesas de debates e oficinas.
PROGRAMAÇÃO
PALCO LED INSPIRA | TEATRO MARIA SYLVIA NUNES
14h às 15h | ‘Alerta vermelho para a crise climática: um desafio real e de todos nós’
Com Kamila Camilo (ativista e empreendedora social), Mauro Tavares (professor e coordenador de educação ambiental SEDUC/PA), Zeneida Lima (escritora e ambientalista) e mediação de Sandra Annenberg (jornalista e apresentadora do Globo Repórter)
15h30 às 16h30 | ‘Vamos empreender a própria vida! Uma conversa sobre juventudes e o mundo do trabalho’
Com Amanda Graciano (fundadora do CEO Now), Carol Campos (professora e advogada com mestrado em Políticas Públicas), Rafael Herdy (professor e coordenador estadual do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica – CISEB), Thaynara OG (atriz, apresentadora e empreendedora social) e mediação de Poliana Abritta (jornalista e apresentadora do Fantástico, da TV Globo)
17h às 18h | ‘Borogodó cultural: uma escola chamada Pará’
Com Fafá de Belém (cantora), Michel Pinho (historiador, professor e ex-secretário de Cultura de Belém), Prof. Manoel Felício da Silva (professor), Raquel Ferreira (sócia proprietária da Agência de Turismo Monotour) e mediação de Milton Cunha (carnavalesco e apresentador da Globo)
PALCO LED INOVA | ANFITEATRO
16h às 16h45 | ‘’É do Pará’ apresenta: O Pará vai desfilar na Marquês de Sapucaí!’
Com Mestre Damasceno (cantor, compositor e diretor artístico), Milton Cunha (carnavalesco e apresentador da TV Globo) e mediação de Tainá Aires (jornalista e apresentadora da TV Liberal)
17h às 17h45 | ‘Bem informado, bem preparado: a importância da informação no dia a dia’ Com Dra. Diana Lemes Ferreira (professora e pesquisadora da Universidade do Estado do Pará – UEPA), Gil Sóter (amazônida, afro-indígena, jornalista e feminista interseccional), Patrícia Blanco (presidente do Instituto Palavra Aberta) e mediação de Taymã Carneiro (Repórter do g1 Pará)
OFICINAS LED – GALPÃO 3
14h às 16h | ‘Projeto de Vida: Novas Medidas de Sucesso ao Crescer’
Com Andrea Margit (Líder de Novos Paradigmas e Comunicação da Ashoka) e Midria (Jovem Transformadore Ashoka e Coordenadore de Juventudes e Estratégias de Engajamento)
16h30 às 18h30 | ‘Novas e melhores realidades: como desenvolver as habilidades analíticas necessárias para enfrentar os desafios do futuro?’
Com Silvia Luz (Diretora executiva do Social Good Brasil e colíder da Rede Mulheres B do Sistema B Brasil)
ESPAÇO EDUCAMÍDIA
14h às 15h | ‘Mídia e educação ambiental: a experiência do Amazônia Vox’
Com Bruno Ferreira (coordenador pedagógico do EducaMídia), professora Marcela Castro e estudantes.
ESPAÇO MENOS É MAIS – VARANDA GALPÃO 3
16h30 às 17h | ‘Menos é Mais: A jornada da sustentabilidade começa pela educação’
Com Bruna Ventura (jornalista e mestre em Mídias Criativas, analista sênior de Valor Social da Globo e integrante do Squad Ambiental da Agenda ESG 2030) e Bruno Lery (engenheiro e mestre em Engenharia Ambiental, coordenador de Gestão Ambiental da Globo e integrante do Squad Ambiental da Agenda ESG 2030)
CABINE PODCAST – GALPÃO 3
13h às 15h | ‘Educação empreendedora: formando protagonistas’
Com Ana Rodrigues (gerente de educação empreendedora do Sebrae Nacional), Thaynara OG (atriz, apresentadora e empreendedora social) e mediação de Caio Braz (jornalista e empreendedor)
16h às 17h30 | ‘Sustentabilidade: sem ela não tem longo prazo’
Com Kamila Camilo (ativista e empreendedora social), Natalia Mapuá (ativista e diretora executiva da COJOVEM) e mediação de Caio Braz (jornalista e empreendedor)
PALCO MULTISHOW | ANFITEATRO
18h às 20h | Show de encerramento
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará