Florianópolis, vista aérea do Centro e das pontes Pedro Ivo, Colombo Salles e Hercílio Luz
Allan Carvalho/PMF
Florianópolis conquistou pelo terceiro ano consecutivo o posto de cidade mais competitiva do Brasil, de acordo com análise do Ranking de Competitividade dos Municípios, que divulgou os dados da quinta edição nesta quarta-feira (27).
🔎 O estudo feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP) comparou 418 cidades brasileiras e se baseou em 65 indicadores distribuídos em 13 pilares temáticos, que avaliam desde a sustentabilidade fiscal até a qualidade da saúde e educação, além de infraestrutura, segurança e dinamismo econômico.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A capital foi destaque em inovação e dinamismo econômico (com o 1º lugar entre todos os municípios brasileiros), capital humano (3º lugar), inserção econômica (14º lugar).
Ainda, indicadores ligados ao emprego, como a renda média do trabalho formal e a qualificação dos trabalhadores em emprego formal, aparecem em destaque, em segundo e terceiro lugar no ranking, respectivamente.
Na saúde, Florianópolis teve dados que chamaram a atenção pelo extremo. Enquanto no pilar qualidade da saúde, a cidade é a 11ª melhor do país, em acesso à saúde, a capital despencou 91 posições em relação a 2024, ficando em 218° lugar. Em educação, a capital caiu 25 posições a comparação com o ano passado, ficando em 149° lugar.
Ranking de competitividade mostra dados de Florianópolis
Reprodução
Entre as 100 cidades mais competitivas do Brasil, 11 são de Santa Catarina, sendo elas:
Jaraguá do Sul (12ª)
Blumenau (14ª)
São Bento do Sul (20ª)
Criciúma (23ª)
Balneário Camboriú (34ª)
Joinville (44ª)
Chapecó (51ª)
Concórdia (62ª)
Itajaí (69ª)
Brusque (78ª)
“Uma cidade eficiente é aquela que consegue gerar efeitos positivos e transformar a realidade da sociedade a partir de políticas públicas baseadas em dados, com um uso racional de recursos. Esse trabalho se torna ainda mais importante em ano eleitoral. O Ranking é uma ferramenta primordial para nortear as gestões dos novos prefeitos nos quatro cantos do país”, destaca Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.
📈 LEIA MAIS: outras capitais no ranking de competitividade
Rio cai 22 posições em ranking nacional de competitividade e fica fora do top 50
São Paulo é 3ª cidade mais competitiva do Brasil, mas despenca 140 posições em segurança pública
Recife cai oito posições em ranking nacional de competitividade, mas tem melhor desempenho do Nordeste
O que é o Ranking de Competitividade dos Municípios
O levantamento apresenta os resultados de municípios do país com mais de 80 mil habitantes e se baseia em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos.
São eles: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.
Foi utilizada para recorte populacional dos municípios a estimativa populacional do IBGE para o ano de 2024, o que fez com que 14 municípios passassem a compor o levantamento, que teve 418 municípios no total.
Turismo de eventos movimenta economia e incrementa ocupação hoteleira em Florianópolis
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias