![FORMAÇÃO - CIAAR inicia formação de novos Oficiais especialistas](https://tocanteen.com.br/wp-content/uploads/i252514131805924-Te6qkH.jpeg)
O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), localizado em Lagoa Santa (MG), realizou no dia 27/01 a recepção e o início do Curso de Formação de Oficiais Especialistas do ano de 2025 (CFOE/2025). A apresentação dos novos alunos aconteceu no Auditório Major-Brigadeiro Doorgal Borges e contou com a presença do Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Alexandre Avellar Leal, do Comandante do Corpo de Alunos, Coronel Aviador Ailton David Cabral Junior, e das demais autoridades militares e chefes de setores da unidade.
Os 22 alunos são das especialidades de armamentos, meteorologia, aviões, comunicações, fotografia, controlador de tráfego aéreo e suprimentos. Durante todo o curso, os militares serão treinados e formados para o desempenho dos cargos e o exercício das funções inerentes aos postos iniciais do Oficialato. Além disso, passarão por avaliações teóricas e práticas, submetidos a uma rotina intensa, com instruções de ordem unida, treinamento físico, emprego de armamento e realização da Atividade de Campanha (ATC).
Para o Comandante do CIAAR, Brigadeiro do Ar Alexandre Avellar Leal, o CFOE tem um papel fundamental na Força Aérea, pois prepara e forma Oficiais das mais diversas especialidades. “Gostaria de parabenizá-los pela excelente conquista. Façam o melhor e se dediquem ao máximo que puderem durante o Curso”, disse. O Comandante ainda ressaltou: “Todos nós do CIAAR daremos o apoio que for necessário para a formação dos Senhores. Não faltará empenho e nem dedicação dos militares envolvidos. Encarem os desafios da melhor forma possível. Sucesso e felicidades nesta nova etapa”, conclui.
Entrada Simbólica
A tradicional Entrada Simbólica dos novos alunos ocorreu no dia 28/01, no pátio do Corpo de Alunos. A entrada no pavilhão de ensino marca uma antiga tradição trazida do CIAAR da Pampulha, em que os discentes transpunham seus portões, iniciando-se, assim, um novo tempo, no qual, ao pisar, pela primeira vez, o solo do saber, os alunos do CIAAR assinalam o início dos cursos e estágios de formação e adaptação de oficiais ministrados nesta unidade de ensino.
O aluno Dyego Marques Porpino Pires, que veio do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Natal (RN), falou sobre o curso. “As expectativas são as melhores possíveis. Foi algo que eu queria muito e, na primeira oportunidade que tive, eu tentei e consegui entrar. Vou me dedicar ao máximo durante toda a minha formação aqui no CIAAR”, disse.
Fotos: CIAAR