Cena inusitada foi registrada em um sítio na zona rural de Itapecerica, onde uma gata retirou do galinheiro os filhotes que estavam sendo cuidados por uma galinha. Gata reassume controle e resgata filhotes chocados por galinha
No sítio que fica na comunidade de Furtados em Itapecerica, onde uma galinha chocava cinco gatinhos, tudo parece ter voltado ao normal. Durante alguns dias, a ave parecia determinada a cuidar dos felinos recém-nascidos como se fossem pintinhos.
Mas tudo mudou quando a verdadeira mãe dos gatinhos decidiu retomar o controle da situação e então retirou os bichinhos do galinheiro e os levou para um esconderijo. Veja acima.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Segundo Erivelta Diniz e José Elias, donos do sítio, a gata inicialmente permitiu que a galinha ficasse com os filhotes.
“Estava engraçado de ver, a galinha toda protetora, sentada em cima dos gatinhos. Mas depois de um tempo, a gata se deu conta de que a galinha estava se apropriando dos filhos e começou a levá-los, um a um, para outro canto”, contou Erivelta.
Galinha adota gatos e dá trabalho à dona ao insistir em chocar a ninhada em Itapecerica
Esconderijo
O esconderijo escolhido pela felina foi um amontoado de gravetos na horta em outra parte do terreno. “Escondeu bem escondidinho. Agora só aparece para se alimentar. O resto do tempo, fica lá com os filhotes”, disse Erivelta.
Gatinhos foram levados para esconderijo no sítio onde estavam sendo chocados por uma galinha
Erivelta Diniz/Divulgação
O comportamento da gata é instintivo. Mesmo domesticados, os felinos mantêm características selvagens, como o hábito de esconder os filhotes em locais protegidos. A atitude da galinha, por outro lado, é rara, mas não inédita, de acordo com o veterinário Dênio Garcia.
O especialista em aves explicou que o mais provável é que a galinha tenha ido para o ninho onde a gata deu cria e ao entrar no ‘ciclo do choco’ não estranhou os gatinhos.
Apesar do fim da parceria improvável, a história tem encantado quem vive por perto. “Foi bonito enquanto durou. A galinha estava achando que era mãe dos gatinhos. Agora tudo voltou ao normal”, brincou Erivelta
E agora, no silêncio dos arbustos da horta, os filhotes seguem crescendo sob os cuidados da mãe biológica e com o instinto felino cada vez mais presente.
Galinha choca ninho de gatinhos em Itapecerica
Erivelta Diniz/Divulgação
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
U