Criminosos se passam por agentes municipais para aplicar golpes via WhatsApp e e-mail; administração reforça canais oficiais de atendimento. Criminosos estão se passando por funcionários da prefeitura de Petrópolis
A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, emitiu um alerta para empresários, contadores e profissionais da área sobre um golpe que vem sendo aplicado na cidade. Golpistas estão se passando por representantes da administração municipal para enviar falsos avisos de irregularidades em alvarás de funcionamento de empresas.
Os criminosos entram em contato por WhatsApp ou e-mail, alegando pendências no licenciamento das empresas e exigindo a regularização imediata sob ameaça de multa ou fechamento do estabelecimento. Em alguns casos, fornecem números falsos, se passando por gestores da Prefeitura.
A administração municipal reforça que toda comunicação oficial sobre alvarás e fiscalizações ocorrem exclusivamente pelos canais institucionais, sem o uso de aplicativos de mensagens. E alerta para que empresários e profissionais desconfiem de qualquer contato fora desses canais e denunciem abordagens suspeitas.
Como verificar se um contato é oficial?
Para confirmar a autenticidade de qualquer aviso sobre alvarás ou fiscalizações, a Prefeitura disponibiliza os seguintes canais:
E-mails oficiais:
fiscalizacaotributaria@petropolis.rj.gov.br
alvara@petropolis.rj.gov.br
notafiscalimperial@petropolis.rj.gov.br
Telefones oficiais:
(24) 2246-8518
(24) 2246-8533
(24) 2246-8534