Segundo o delegado Humberto Mácula, da DRCI, esse golpe ocorre não apenas com a contratação de um hotel, mas também engloba todo o pacote turístico, como passeios e refeições. Golpistas criam páginas falsas de hotéis para aplicar golpes em clientes
O “golpe do falso hotel” é uma das fraudes mais recentes utilizadas por criminosos no turismo do Piauí, segundo a Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática (DRCI). Nessa prática fraudulenta, os golpistas criam páginas falsas de hotéis e devido à semelhança com o perfil oficial e preços vantajosos, as vítimas acabam por negociar pacotes de viagens e enviar pagamentos para as contas dos criminosos.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Em entrevista a TV Clube desta quarta-feira (23), o delegado Humberto Mácula, da DRCI, informou que este tipo de golpe vem crescendo e ocorre não apenas com a contratação de um hotel, mas também engloba todo o pacote turístico, como passeios e refeições.
“Fica a recomendação, tome muito cuidado ao navegar nesses sites e perfis. Veja os sinais da página, numero de seguidores, interação e nunca realize pagamento para uma pessoa física se você está contratando um hotel [pessoa jurídica], que tem um CNPJ. Assim você evita cair nesse tipo de golpe”, alertou o delegado.
O coordenador da DRCI ainda enfatizou a importância do papel das empresas em alertar seus clientes sobre essa fraude e sobre quais são os canais autênticos em que seus consumidores podem confiar para não caírem no golpe e assim ter uma comunicação efetiva e direta com o estabelecimento. “Quem trabalha com turismo é importante usar essas ações de prevenção: informar seus clientes, informar as vítimas”, acrescentou Humberto Mácula.
Golpistas entram em contato oferecendo sorteios diários
Além de clonarem as paginas oficiais dos hotéis, os criminosos entram em contato com os seguidores do perfil oferecendo promoções e sorteios diários.
Para validar a participação da vítima, eles pedem os dados pessoais e tentam clonar o número de WhatsApp do futuro viajante. Em outros casos, disponibilizam links com vírus capazes de roubar senhas e dados dos usuários.
Para se previvir, desconfie de ligações oferendo pacotes de viagem muito baratos e de perfil com comentários desabilitados, tome cuidado com links enviados, não tenha pressa para fechar negócios, e consulte o canal oficial do estabelecimento.
Em caso de cair nessa prática fraudulenta, a Polícia Civil do Piauí instrui que a vítima vá até a DRCI para fazer um boletim de ocorrência e assim instaurar uma investigação para que as providências sejam tomadas.
Aeroporto de Teresina, terminal, passageiros, viagem, avião, pagagem
Lucas Marreiros/g1
*Caroline Rosário, estagiária sob supervisão de Lucas Marreiros.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube