Os 151 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, Patrono da Aeronáutica, foram comemorados na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) em sessão solene, realizada no dia 02/12. Na ocasião, o Deputado Coronel Neil (PL), autor do pedido da sessão, também homenageou o Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR). Na tribuna de honra estiveram presentes Oficiais-Generais das Forças Armadas e demais autoridades civis e militares.
Durante a abertura, o Major Capelão Felipe da Silva Braga, da Capelania Católica do I COMAR, liderou uma oração ecumênica junto aos presentes. Em cumprimento aos protocolos regimentais do parlamento, os Hinos Nacional Brasileiro e dos Aviadores foram executados ao som da Banda de Música da Base Aérea de Belém.
Em suas palavras, o Deputado Coronel Neil, que presidiu a solenidade, ressaltou a importância do evento. “Hoje fizemos uma sessão solene, aprovada por unanimidade, por todos os deputados, alusiva aos 151 anos do Patrono da Aeronáutica e aos 83 anos do I COMAR, que marca neste território a presença da FAB que cumpre missões importantíssimas para a sociedade do Pará, como os atendimentos às comunidades ribeirinhas com transportes de emergência de pessoas doentes”, destacou.
Em seu pronunciamento, o Comandante do I COMAR, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, agradeceu a homenagem. “É com imensa honra e gratidão que recebo, em nome do I COMAR e da FAB, esta homenagem prestada por esta nobre Casa de Leis, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Este momento é, sem dúvida, um marco de reconhecimento ao trabalho que realizamos diariamente em prol da soberania nacional e do bem-estar do povo brasileiro, em especial desta região tão importante para o Brasil”, ressaltou.
Ao final, o Deputado Coronel Neil realizou uma homenagem às mulheres do efetivo da FAB, na pessoa da Tenente Anna Cristina Moraes de Amorim, aniversariante do dia. Em seguida, entregou, em nome do Poder Legislativo Paraense, o diploma especial da ALEPA ao Major-Brigadeiro Avellar, em reconhecimento às contribuições da Aeronáutica ao Estado do Pará.
Fotos: Sargento C. Maia / GAP-BE