O alerta teve início às 10 desse sábado (21) e vai até às 10h desta segunda-feira (23). Segundo o instituto, pode haver chuvas entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Inmet faz alerta de perigo para chuvas intensas para quase 50 cidades do MA
Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para perigo potencial de chuvas intensas para quase 50 cidades do Maranhão nesse sábado (21). O aviso foi classificado como “amarelo”.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
👉🏼 O alerta teve início às 10h desse sábado (20) e vai até às 10h desta segunda-feira (23). Segundo o instituto, pode haver chuvas entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Além disso, também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Recomendações do Inmet
🍃 Em caso de rajadas de vento: não se abrigar embaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
🔌 Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
👉 Para mais informações, é possível ligar para a Defesa Civil no telefone 199 e para o Corpo de Bombeiros no telefone 193.
Último temporal causou alagamentos e transtornos em Balsas
Temporal provoca alagamentos e causa transtornos aos moradores em Balsas no Sul do MA
Um forte temporal atingiu, no dia 13 de dezembro, a cidade de Balsas, no Sul do Maranhão. A chuva começou pela manhã e rapidamente causou estragos em diversas áreas da cidade, especialmente nas proximidades dos córregos que cortam a área urbana.
Segundo agricultores, que possuem estações meteorológicas na região, foram registrados mais de 120 milímetros de chuva em apenas quatro horas, um volume superior ao total acumulado durante todo o mês de novembro.
Muitas ruas ficaram alagadas, com carros sendo arrastados e quase submersos. Uma caminhonete da Polícia Militar que estava estacionada em um supermercado ficou praticamente submersa. Além disso, muitas casas foram invadidas pelas águas.
Temporal causa transtornos em Balsas
O temporal durou cerca de três horas e deixou um rastro de lixo espalhado pelas ruas e avenidas. Os maiores danos foram registrados em áreas próximas aos córregos que cortam a zona urbana, evidenciando problemas de drenagem e a vulnerabilidade da infraestrutura local a eventos extremos.
Ao g1, a Prefeitura de Balsas informou que a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e a Defesa Civil estão tomando as medidas cabíveis para amenizar os danos causados pelas chuvas.
Veja a nota na íntegra
“Hoje, Balsas enfrentou uma chuva muito forte que causou diversos transtornos à população. A Prefeitura de Balsas informa que a Secretaria de Infraestrutura e a Defesa Civil estão tomando todas as medidas cabíveis para amenizar os danos causados pelas chuvas e prestando o suporte necessário às vítimas. Estamos empenhados em garantir a segurança e o bem-estar de todos os moradores e continuaremos trabalhando incansavelmente para restaurar a normalidade na nossa cidade. Agradecemos a compreensão de todos e reforçamos que estamos à disposição para ajudar a população no que for preciso”.
Novo alerta aponta que 48 cidades podem ser afetadas; veja lista
Açailândia
Alto Parnaíba
Amarante do Maranhão
Arame
Balsas
Barra do Corda
Benedito Leite
Buritirana
Campestre do Maranhão
Carolina
Cidelândia
Davinópolis
Estreito
Feira Nova do Maranhão
Fernando Falcão
Formosa da Serra Negra
Fortaleza dos Nogueiras
Governador Edison Lobão
Grajaú
Imperatriz
Itaipava do Grajaú
Itinga do Maranhão
Jenipapo dos Vieiras
João Lisboa
Lajeado Novo
Loreto
Mirador
Montes Altos
Nova Colinas
Nova Iorque
Pastos Bons
Porto Franco
Riachão
Ribamar Fiquene
Sambaíba
São Domingos do Azeitão
São Félix de Balsas
São Francisco do Brejão
São João do Paraíso
São Pedro da Água Branca
São Pedro dos Crentes
São Raimundo das Mangabeiras
Senador La Rocque
Sítio Novo
Sucupira do Norte
Tasso Fragoso
Tuntum
Vila Nova dos Martírios
Verão começa com previsão de muita chuva em quatro estados