
De uma única estrutura nos primeiros cinco anos, evento passou a abrigar quatro locais diferentes. Em 2025, 36 atrações vão passar por Ribeirão Preto (SP) em 14 de junho. Imagem aérea do João Rock 2024 em Ribeirão Preto, SP
Foto: divulgação
Desde que foi realizado pela primeira vez em Ribeirão Preto (SP), o João Rock nasceu grande, mas consolidou essa vocação ano após ano com o aumento gradativo no número de palcos para apresentações simultâneas.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Depois de sete anos com uma única estrutura para até oito bandas, ainda em um estádio de futebol, o evento reforçou de vez seu gigantismo no universo dos festivais brasileiros em 2008, quando foi transferido para o Parque Permanente de Exposições, onde, este ano, quatro palcos vão abrigar 36 atrações em 14 de junho.
Na mesma lógica, o público também cresceu. Se na primeira edição foram cerca de 20 mil espectadores, a cada cinco anos esse número foi aumentando em média 30%, até chegar às mais de 70 mil pessoas de todo o país.
Na cronologia a seguir, veja como o número de palcos do João Rock foi aumentando ao longo de duas décadas.
2002 a 2007: maratona musical no estádio de futebol
Toni Garrido e o Cidade Negra no primeiro João Rock, em 2002, em Ribeirão Preto, SP
Acervo João Rock
Em 18 de junho de 2002 estreava aquele que se tornaria um dos maiores festivais do país. No único palco instalado no Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto, Cidade Negra, CPM 22, IRA! e Titãs embalaram 18 mil pessoas por oito horas.
A programação com uma única estrutura continuou a atrair milhares de pessoas ao local até 2007, com direito a surpresas e grandes momentos, como o encontro de Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, com Herbert Vianna, do Paralamas, um ano depois da volta dele aos shows após um acidente grave que o deixou paraplégico.
Em 2007, Caetano Veloso, que não era do line-up, apareceu “do nada” no palco para cantar com Os Mutantes e Zélia Duncan.
2008: mudança de endereço
Vista aérea do João Rock 2019 no Parque Permanente de Exposições em Ribeirão Preto, SP
Rafael Cautela
Cada vez mais importante no calendário musical, o João Rock precisou mudar de endereço em 2008, quando foi definitivamente transferido para o Parque Permanente de Exposições, para dar conta do público crescente.
Naquele ano, atrações como Seu Jorge, Charlie Brown Junior, O Rappa, Marcelo Nova e Ventania embalaram a legião de fãs.
2009 a 2012: Palco Universitário e estrutura extra no Palco João Rock
Móveis Coloniais de Acaju se apresentou no Palco Universitário do João Rock em 2015
Marcel Minguini/G1
Em 2009, pela primeira vez o festival teve dois palcos simultâneos. Além do João Rock, havia uma programação no Palco Universitário, formato que foi mantido até 2015.
Gabriel O Pensador, Dead Fish, Mato Seco, Móveis Coloniais de Acaju, além de Teatro Mágico e Nação Zumbi são alguns nomes que já passaram pelo espaço.
Em 2012, o próprio palco João Rock passou por um incremento importante, instalando uma estrutura extra de palco, garantindo uma transição mais fluída entre os shows.
2016: homenagem a 2002 e ‘Fortalecendo a Cena’
Nasi e Titãs protagonizam encontro no palco 2002 do festival João Rock 2016 em Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/G1
Em 2016, o João Rock passou a contar com três palcos. Na primeira vez, além do João Rock, o festival consolidou o palco ‘Fortalecendo A Cena’ – que deu lugar ao antigo Palco Universitário – para promover novos artistas da cena musical brasileira.
Além disso, promoveu o Palco 2002, uma homenagem ao line-up da primeira edição. A partir de então, o número de palcos não seria mais reduzido.
2017: bem-vindo, Palco Brasil
Veja momentos do palco Brasil no João Rock 2024
Em 2017, um terceiro espaço de apresentações se tornaria permanente, mas como Palco Brasil, para homenagear os diferentes estilos, regiões e movimentos musicais: Nordeste, Tropicália, Brasília, Rio de Janeiro, Lendas Volume 1 e 2 e, em 2025, chega com o Baile da Black Music.
Além de representantes do pop rock nacional, “frequentadores” do Palco João Rock em outras edições, o espaço recebeu grandes nomes como Djavan, Tom Zé, Os Mutantes, Erasmo Carlos e Alceu Valença. Este ano, Sandra Sá, Tony Tornado e Seu Jorge são algumas das atrações esperadas.
2023: Palco Aquarela
Marina Sena canta e dança no palco Aquarela do João Rock 2023
Em 2023, houve a consolidação de quatro palcos com a abertura do Aquarela, criado para mostrar a diversidade musical brasileira, valorizando ícones da MPB e de outras influências. Ana Carolina, Marina Sena, Maria Gadú e Negra Li são alguns nomes que já marcaram presença.
Em 2025, o palco deve receber artistas como Vanessa da Mata, Zélia Duncan e Ana Cañas.
Veja mais notícias do João Rock 2025
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região