No filme, a artista interpreta Manitas, um traficante mexicano que passa por uma transição de gênero. Karla Sofía Gascón vive a personagem-título de ‘Emilia Perez’
Divulgação
Nesta quinta-feira (23), graças à sua interpretação de Manitas, um traficante mexicano que se transforma em Emilia Pérez, a atriz Karla Sofía Gascón foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, tornando-se a primeira mulher trans a receber a indicação. Veja a lista completa dos indicados de 2025.
“Emilia Pérez” é um drama criminal musical em espanhol, dirigido por um francês que não fala o idioma. A trama se passa no México, mas foi quase toda filmada na França e sem uma mexicana no trio principal de atrizes.
Por outro lado, o filme foi elogiado por sua originalidade em misturar estilos e temas, em uma trama estrelada por uma atriz que pode se tornar a primeira transexual a ganhar um Oscar em uma categoria de atuação. Entenda aqui como “Emilia Pérez’ foi de queridinho da crítica a filme mais zoado do ano.
Esta não foi a primeira vez que o diretor Jacques Audiard dirigiu um elenco que não fala francês. Em “Dheepan: O Refúgio”, ele trabalhou com atores falando principalmente em tâmil, uma língua comum no sul da Índia. “Não conhecer a linguagem me dá uma qualidade de distanciamento. Quando dirijo na minha própria língua, fico preso aos detalhes”, justificou-se o cineasta.
Quando é o Oscar 2025? ‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres concorrem
‘Ainda estou aqui’ recebe 3 indicações ao Oscar 2025: Melhor Filme, Atriz e Filme Internacional
Qual a história de ‘Emilia Pérez’?
Assista ao trailer do filme “Emilia Perez”
Adaptada do romance “Ecoute”’, do francês Boris Razon, a trama começa com a história de Rita (Zoe Saldana, americana de origem dominicana). Ela é uma advogada cansada de livrar criminosos da cadeia e recebe uma ligação de Manitas del Monte (Karla Sofía Gascón, espanhola já vista em novelas mexicanas), líder de um cartel de drogas na Cidade do México.
Manitas quer que Rita o ajude a passar por uma cirurgia de transição de gênero. Quer ainda que ela tire sua esposa, Jessí (Selena Gomez, americana, de origem mexicana) e seus filhos do país para protegê-los de seus inimigos.
Karla Sofía Gascó e Zoe Saldana em cena de ‘Emilia Pérez’
Divulgação