Lula visita o Vale do Jequitinhonha
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a construção de 249 escolas voltadas para as comunidades indígenas e quilombolas e 22 obras nos territórios Yanomami e Ye’Kwana durante visita em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, nesta quinta-feira (24). O investimento de R$ 1,17 bilhão faz parte do Novo Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC).
O anúncio foi feito durante o I Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola do Sudeste, realizado com o tema “Educação, Resistência e Territórios Quilombolas: chão que ensina, escola que germina”. A cerimônia contou com a presença de ministros, políticos e lideranças indígenas e quilombolas.
🔎Minas Novas é a cidade onde será instalado o primeiro Campus Quilombo do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. O lançamento da pedra fundamental da unidade, orçada em R$ 25 milhões, foi feito por Lula em 28 de junho deste ano.
Lula volta a alfinetar Bolsonaro em discurso: ‘Não uso tornozeleira’
Cerimônia de Entregas do Governo Federal ao Vale do Jequitinhonha, em Minas Novas
Ricardo Stuckert/PR
Em seu discurso, o presidente Lula disse que o Vale do Jequitinhonha representa “resistência, resiliência e competência”, explicando que as medidas anunciadas têm como objetivo “reconhecer os saberes do povo da região e reconhecer o valor dos indígenas, quilombolas, homens e mulheres que trabalham de sol a sol para construir a própria vida, essa cidade e a região.”
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Ainda durante o encontro, o presidente assinou as portarias que instituem a Política Nacional de Educação Escolar Indígena e a Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo).
A primeira iniciativa tem o objetivo de ofertar educação bilíngue, multilíngue, específica, diferenciada e intercultural voltada aos povos indígenas, concretizando a educação em Territórios Etnoeducacionais (TEEs), conforme estabelece o Decreto 6.861/2009. E a segunda visa garantir o acesso e a qualidade da educação para a população do campo.
Foram anunciadas também a criação do Programa Escola Nacional Nego Bispo – de valorização e integração dos saberes tradicionais na formação acadêmica de estudantes – e a criação da moradia estudantil do Campus Quilombo.
O ministro da Educação Camilo Santana destacou que “a educação é o caminho mais potente para transformar o Brasil” e que os investimentos anunciados são dedicados às pessoas que “há décadas vêm lutando por políticas públicas justas.”
Cerimônia de Entregas do Governo Federal ao Vale do Jequitinhonha, em Minas Novas
Ricardo Stuckert/PR
LEIA TAMBÉM:
Oito dos 10 municípios com o maior número de quilombolas em MG ficam nas regiões Norte e Vale do Jequitinhonha
Censo do IBGE: cidade com maior número de indígenas em MG está na região Norte; veja a lista
População ameaçada por projeto de mineradora recebe certificado de comunidade quilombola
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.